Comunità Italiana

Creches e escolas italianas serão vigiadas por câmeras

20000712-ROMA-POL: PRIVACY: CITTADINI SPIATI, 1.095 TELECAMERE IN 4 CITTA'. Una coppia di turisti passeggia stamane per una strada del centro di Roma, ignorando di trovarsi sotto lo " sguardo elettronico " di una telecamera di sorveglianza. Secondo una ricerca sulla videosorveglianza realizzata dal Garante per la protezione dei dati personali, in collaborazione con una agenzia specializzata, sono almeno 1.095 le telecamere che osservano i cittadini in 4 citta' italiane. M.Capodanno /ANSA / li

 

Projeto pretende combater o tráfico de drogas

(ANSA) – O Ministério Interior da Itália anunciou nesta quarta-feira (5) um projeto que prevê que as creches e escolas de 15 cidades italianas passarão a ser vigiadas por câmeras de segurança, assim como já acontece em lares para idosos no país. “O projeto é uma histórica batalha da Liga [partido governista italiano]. O objetivo, assim como na questão dos imigrantes, é passar das palavras ao atos”, disseram os subsecretários do ministério Nicola Monteni e Stafano Candiani.

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, apresentou o plano chamado de “Escolas Seguras”, que será aplicado, a princípio, em 15 cidades italianas. O projeto prevê, entre outras medidas, o “direcionamentos de conduta para a prevenção do tráfico de drogas” entre os jovens. “O ministério investiu dois milhões e meio de euros para a vigilância por vídeo”, declarou Salvini.

As escolas, segundo o ministro, tornaram-se pontos de concentração de “vendedores da morte” (referência ao tráfico de drogas). O dinheiro será utilizado para atualizar os sistemas já existentes, para aquisição de novos equipamentos, além de ser empregado na contratação de novos policiais e na organização de campanhas de informação para os jovens.