Dois dos testes realizados deram positivo para a presença do inseticida Fipronil nos ovos
O escândalo que vem rondando 15 países, até o momento, da União Européia chegou a Itália. Foi confirmado nesta segunda-feira (21), pelo Ministério da Saúde da Itália a contaminação em duas amostras de ovos pelo inseticida Fipronil, o produto foi vendidos por uma empresa holandesa para os países da UE.
Porém, de acordo com a entidade que realizou os testes não houve uma contaminação em massa, já que os dois positivos só foram encontrados após testes em 114 amostras diferentes.
“O Ministério da Saúde, em colaboração com as autoridades sanitárias regionais e o Comando da Polícia para a Proteção da Saúde, fez na última semana uma intensa atividade de monitoramento sobre os ovos, os produtos e alimentos derivados que os contêm seja de proveniência do exterior ou nacional, pela busca por uma eventual contaminação por Fipronil”, informou em nota o órgão.
O governo italiano informou que, após o aviso oficial da União Europeia de que seis lotes entraram na Itália provavelmente contaminados, foram feitas testes com “avisos para autoridades territoriais e atividades de rastreamento”.
Na semana passada a Bélgica havia denunciado e acusado a Holanda de não informar sobre a contaminação em milhares de ovos que saíram do seu país.
Para os Belgas, a Holanda sabia da contaminação e usou de má-fé.
Por outro lado, o governo holandês disse que assim que foi notificado sobre a contaminação informou a União Europeia sobre o ocorrido.
A Holanda prendeu dois dirigentes de uma das granjas em seu país, acusada de ser a principal fornecedora dos ovos com o inseticida. (ANSA)