Índice de desocupação fechou o mês de agosto em 9,5%
A taxa de desemprego na Itália fechou o mês de agosto em 9,5%, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação a julho, e atingiu o menor valor mensal no país desde novembro de 2011.
Os dados foram revelados nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) e confirmam a tendência de redução da desocupação no país, apesar da economia praticamente estagnada.
Agosto foi o quarto mês consecutivo de desemprego abaixo de 10% na Itália. Parte dessa queda se explica pelo aumento do número de pessoas inativas, ou seja, que não têm e não procuram trabalho. Esse contingente ganhou 73 mil unidades em relação a julho.
“Após o crescimento registrado no primeiro semestre do ano e a leve queda mostrada em julho, o desemprego em agosto ficou substancialmente estável na base mensal. Na comparação trimestral e tendencial, a ocupação permanece em crescimento, sobretudo de funcionários permanentes”, diz o Istat.
Já o índice de desemprego entre jovens de 15 a 24 anos caiu 1,3 ponto no mês passado e chegou a 27,1%, menor índice desde agosto de 2010. (ANSA)