A data foi criada para conscientizar a população
O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem a doença todos os anos. Neste domingo (4) é celebrado o “Dia Mundial de Combate ao Câncer”.
Com a intenção de conscientizar e unir a população para o controle da doença, a data foi instituída em 2005 pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC).
“O câncer se vence também jogando antecipadamente, seguindo a regra de ouro da palavra mágica: prevenção”, afirmaram os oncologistas da Associação Italiana de Oncologia Médica (Aiom) neste sábado (3).
Segundo os especialistas, a melhor prevenção contra a doença é “seguir um estilo de vida correto, desde uma idade precoce”.
Confira as 12 regras “de ouro” da prevenção:
1. Não fume : 30% de todos os cânceres estão relacionados ao consumo de tabaco.
2. Consumo moderado de álcool: a única bebida essencial para o corpo é a água. É necessário beber pelo menos 1,5 ou 2 litros por dia.
3. Siga uma dieta saudável e equilibrada: Coma frutas e legumes regularmente: limite os alimentos a uma quantidade de calorias. Evite bebidas açucaradas, conservas, alimentos ricos em sal, além da gordura da carne vermelha.
4. Praticar atividade física moderada todos os dias .
5. Manter um peso corporal saudável: obesidade e ingestão de gordura elevada são fatores de risco importantes a serem evitados 6. Não use lâmpadas solares : desta forma, você pode reduzir o risco de melanoma e outros tipos de câncer de pele.
7. Proteja-se contra doenças sexualmente transmissíveis : use sempre preservativos durante a relação sexual.
8. Evite o uso de substâncias dopantes : os esteroides anabolizantes elevam o risco de tumores, especialmente no fígado, próstata e nos rins.
9. Participe de programas de vacinação e leve os seus filhos, principalmente quando for prevenção de hepatite B e d papilomavírus (HPV).
10. A amamentação reduz o risco de câncer : se puder, alimente seu bebê.
11. Cuidado! A terapia de reposição hormonal pós-menopausa pode aumentar o risco de câncer .
12. Participe de programas de triagem para diagnóstico precoce de câncer colorretal, de mama e tumores do colo uterino.
Atualmente, de acordo com a Aiom, graças ao diagnóstico precoce e armas cada vez mais efetivas, na Itália, 63% das mulheres e 54% dos homens derrotam a doença. (ANSA)