O Eataly de São Paulo se envolveu em uma denúncia, de alimentos vencidos, feita pelo Procon, em uma blitz realizada em 23 estabelicimentos do estado. A operação indicou outros seis estabelecimentos com o mesmo problema, entre eles o Paris 6 e o Fogo de Chão.
De acordo com informações, da coluna da Mônica Bergamos, foi encontrado no Paris 6 5kg de linguiça fora do prazo, 130kg de Nutella vencidos no La Pasta do Eataly, e peixe e feijão vencidos no Fogo de Chão. Foi achado molho de tomate e massa de fabricação própria com validade vencida no Jardim de Napoli, em outros 10 restaurantes foi encontrado produtos em uso sem a informação da data de abertura do mesmo, fato ocorrido no Terraço Itália, por exemplo.
A churrascaria Fogo de Chão se justificou dizendo que os itens fora da validade eram amostras de fornecedores que já estavam a caminho do lixo. Issac Azar, dono do Paris 6, disse que as linguiças também eram amostras que ele mesmo havia pedido as empresas, mas que não chegou a experimentar, pois não estava no Brasil. Já o Terraço Itália falaram que os produtos eram óleo e leite, e que estavam dentro da validade, pois eram de uso diário. O Jardim Napoli disse que a ação ocrreu em uma troca de equipe, “quando retiram os itens do dia anterior, todos devidamente etiquetados e prontos para serem descartados”.
Já noificados, cada restaurante tem 15 dias para se defenderem das acusações e a multa mínima é prevista para R$614. A operação realizada entre os dias 8 e 13 de junho devem ter os resultados completos divulgados ainda esta semana.