BIANUAL

BIANUAL

A partir de
Por R$ 299,00

ASSINAR
ANUAL

ANUAL

A partir de
Por R$ 178,00

ASSINAR
ANUAL ONLINE

ANUAL ONLINE

A partir de
Por R$ 99,00

ASSINAR


Mosaico Italiano é o melhor caderno de literatura italiana, realizado com a participação dos maiores nomes da linguística italiana e a colaboração de universidades brasileiras e italianas.


DOWNLOAD MOSAICO
Vozes: Cinco <br>Décadas de Poesia Italiana

Vozes: Cinco
Décadas de Poesia Italiana

Por R$ 299,00

COMPRAR
Administração Financeira para Executivos

Administração Financeira para Executivos

Por R$ 39,00

COMPRAR
Grico Guia de Restaurantes Italianos

Grico Guia de Restaurantes Italianos

Por R$ 40,00

COMPRAR

Baixe nosso aplicativo nas lojas oficiais:

Home > Mais que vencer

Editoriais

Mais que vencer

16 de junho de 2014 - Por Comunità Italiana
Mais que vencer

 

Quando a seleção italiana de futebol desembarcou por aqui, no último dia seis, trouxe para o país muito mais do que o futebol tetra-campeão mundial. Logo ao descerem as escadas do voo Alitalia AZ8080 no aeroporto do Galeão, o que se via era o estilo impresso nos ternos Dolce & Gabbana da Squadra Azzurra.

A participação vitoriosa da Itália em mundiais e sua grande estrutura para a indústria do futebol que abriga jogadores e patrocinadores de todo o mundo são marcas de que o país não entra em campo para brincar. Nesta Copa não será diferente. No grupo considerado o mais difícil, ao lado de Inglaterra, Uruguai e Costa Rica, a seleção italiana vai buscar passar a fase inicial movida pela seriedade e profissionalismo com que a sua equipe encara a rotina de preparação. Além disso, uma campanha positiva diante dos holofotes planetários é um motor a mais para o momento que o país atravessa, de retomada de sua economia.

Por isso, o presidente da República, Giorgio Napolitano, manda um recado direto: “não podemos nos contentar com pouco”.

O técnico Cesare Prandelli, que dá declarações precisas e inteligentes, concorda com Napolitano. Pontos de força desta seleção, Prandelli e o médico Enrico Castellacci promovem a dieta mediterrânea e os produtos italianos na alimentação de seus atletas. Estratégias de preparação e marketing à parte, a convocação dos 23 jogadores simboliza uma Itália aberta com uma formação com estrangeiros naturalizados e o primeiro negro a vestir o uniforme da nazionale. Em suas entrevistas, o técnico da Azzurra sempre destaca a preocupação com o campeonato dentro e fora das quatro linhas e é assertivo quando diz que toda essa mobilização deve servir para o desenvolvimento humano e social.

E se por um lado existe a rivalidade entre penta e tetra campeões, por outro está claro que a Itália conta com a simpatia dos brasileiros em todas as cidades. Os tifosi que chegam ao país sabem que aqui existe uma fábrica de excelentes jogadores. A maioria deles joga nos campos da Itália. E aqui também se encontram centenas de empresas italianas que investem na economia brasileira e constroem uma história onde paixão, mercado e amizade se misturam.

Já na primeira partida em Manaus, o prefeito Artur Neto declarou que torce pelos italianos. E não é por a caso. A imigração gerou desenvolvimento na região durante o chamado ciclo da borracha e a presença italiana é vista em monumentos como o Teatro Amazonas. Em todo o Brasil, a presença de italianos e descendentes chega a cerca de 30 milhões. Um contingente que se divide entre duas torcidas e que tem orgulho de suas raízes.

Boa leitura!

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.