Balanços de março
Um mês de grandes acontecimentos. A Comunità traz nesta edição os fatos que marcaram este período em que tivemos um terremoto no Japão, guerra na Líbia, os 150 anos da Unificação da Itália, visita de Barack Obama aoBrasil. Essas e outras notícias num tempo curtíssimo influenciam os passosda humanidade. Todos os países que investiram em usinas nucleares estão assustados e repensando seus planos para estes geradores de energia após a catástrofe japonesa; povos das regiões do norte África e do Oriente Médio se rebelam contra os governos autoritários locais e guerra eclode na Líbia do ditador Muamar Gadafi; povo italiano exibe patriotismo e bandeiras tricolores são vistas em várias janelas pelo mundo, no dia 17 de março, pelas comemorações do risorgimento; o presidente americano se curva à nova potencia brasileira.
{mosimage}Neste número, publicamos um especial sobre a história desta nação que exerce fascínio pelas suas belezas e pelas suas vicissitudes. Mostramos a evolução de um povo marcado por conflitos, mas principalmente por uma vastíssima cultura que conduziu a humanidade ao longo dos tempos. Um material que é impossível esgotar-se em uma ou tantas outras edições, mas que ajuda-nos a entender a formação que faz deste um povo tão cativante, encantador, brigador, tão humano. Podemos constatar que semelhanças não são meras coincidências. Ator e diretor de cinema, Roberto Benigni emocionou a todos os telespectadores de uma recente transmissão da RAI ao cantar e explicar o hino escrito por Gofredo Mameli. Antes, numa sátira inteligente, contextualizouo momento político sem poupar ninguém deste cenário e chamou atenção de uma platéia global para a importância de homens e mulheres que deram a vida para unificar o território, a língua, o povo. Uma mistura de reprimenda à classepolítica atual e de orgulho pela nação italiana.
Na página ao lado, podemos conferir a foto do mais novo imortal ítalo-brasileiro.Nosso colaborador e amigo Marco Lucchesi assumirá oficialmente em junho a cadeirade número 15 da Academia Brasileira de Letras. Um dos maiores estudiosos da literatura italiana, que, em março de 1994, ajudou-nos a fundar esta publicação, é sim motivo de orgulho para todos nós. Parabéns a este imenso personagem que comemora este feito junto aos 17 anos da Comunità!
Boa leitura!