Alternativa
Em meio à crise financeira que abala os mercados do mundo e coloca Espanha e Itália como bolas da vez na Europa, os italianos dão um intervalo ao dia a dia difícil e buscam alternativas de vacanze no rico solo da península, mais especificamente nas costas do longo litoral da bota. Nossa reportagem de capa mostra como as opções de férias são menos dispendiosas e muito mais charmosas nessa redescoberta do dolce far niente no próprio quintal.
Confira os locais mais frequentados e as novas tendências do verão nas principais regiões italianas neste número.
Enquanto a Europa está em férias, por aqui a economia está mais aquecida do que nunca e atrai estrangeiros que chegam em busca de bons salários e oportunidades profissionais. A expansão, alavancada pelos investimentos gerados pela indústria petrolífera e a organização de eventos esportivos, colocou o Brasil no radar de pessoas que buscam oportunidades diante das excelentes perspectivas. Nos últimos quatro anos, a quantidade de vistos de trabalho emitida triplicou, diante de mais de 50 mil pedidos.
Esse movimento migratório se deve, em parte, à crise econômica que atinge Estados Unidos e Europa e, Editor com o real valorizado, os salários pagos pelas empresas brasileiras passaram a chamar a atenção de profissionais qualificados. Por outro lado, com a súbita pujança verde amarelo, setores importantes para esse crescimento têm necessidade de mão de obra qualificada. Segundo um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, 61% das empresas da região tentaram aumentar seu quadro de funcionários no primeiro semestre do ano e mais da metade delas simplesmente não conseguiu candidatos capacitados para as vagas oferecidas.
É uma chegada comemorada por especialistas, que destacam a diversidade como vantajosa em metrópoles importantes. Basta ver Nova York, que concentra 4,6 milhões de cidadãos de outros países e é considerada a capital do mundo. Na maior cidade do país, não é difícil entender essa lógica. São Paulo concentra uma população italiana que supera a de Roma.
Fruto desse contingente é observado nas mesas. A massa foi escolhida recentemente como o prato preferido pelos brasileiros. Essa pesquisa, que ouviu 17 mil pessoas, colocou a lasanha em primeiro lugar e a boa notícia é que os nutricionistas ouvidos por nossa reportagem destacam que massa não engorda e tem menos calorias do que concorrentes como arroz e feijão.
Boa leitura!