{mosimage}Que o produto interno bruto brasileiro superou o da Itália no ano passado não é novidade pra ninguém. Mas, acostumado a crises agudas que amargaram várias gerações, o Brasil passou a ser o parceiro ideal para tirar a bota do buraco. A constatação foi amplamente discutida, do dia 5 a 11 de outubro, entre o vértice da Farnesina e do Ministério do Desenvolvimento Econômico, com a participação de 150 Ceo’s de importantes empresas verde amarelas durante a quinta Conferência Itália-América Latina e o meeting internacional entre a Associação de Lideres Empresariais, capitaneada por João Dória, e a Confindustria.
Nós, que vivemos neste país, sabemos o quanto os gostos de italianos e brasileiros são parecidos. Da gastronomia ao futebol, do entretenimento à moda, razões históricas criaram vínculos que vão além das simples declarações diplomáticas de amizade. Por isso o made in Italy por aqui tem altíssimo consumo mesmo com a escassa promoção realizada ao longo dos anos.
A sétima economia mundial crescerá ainda mais. O poder de compra da população aumenta em escala proporcional e além do varejo, o que chama atenção são os números dos gastos que o governo federal deverá desembolsar até as Olimpíadas de 2016: R$ 60 bilhões para os eventos esportivos e mais R$ 1,5 bilhão para investimentos em infra-estrutura. A Itália tem grandes empresas de grande capacidade tecnológica para soluções viáveis que vão de encontro às necessidades brasileiras. É hora de reforçar a partnership de maneira concreta entre os dois países e o ambiente está fértil.
Mas é importante lembrar que este eldorado favorece o crescimento das empresas nacionais. Vide a recente medida de aumento de tarifas para os veículos importados. Portanto, existe uma complexa taxação de produtos que desembarcam por aqui e se as empresas italianas querem realmente fazer negócios com os 200 milhões de potenciais consumidores devem se abrasileirar para ter sucesso. O investimento deve ser produtivo e atender aos interesses locais.
Neste dia 15 de outubro, foi dada a largada para uma programação de eventos que deve ressaltar a arte e as excelências italianas por aqui. O projeto batizado pelo embaixador Gherardo La Francesca de Momento Itália Brasil chega em boa hora e deve servir para mostrar a complementariedade entre os dois países. Nós preparamos um especial com a agenda e os principais destaques do MIB para que nossos leitores possam participar deste percurso sem perder este encontro destas duas grandes nações.
E pra quem quiser ir de bicicleta, nossa capa traz o que é tendência na Europa. A matéria mostra como a bicicleta elétrica se torna uma realidade para diminuir a poluição e o tráfego das cidades e as soluções encontradas na Itália para que o veículo seja difundido entre a população e adotado também pelo poder público.
Boa leitura!