Vinhoterapia para rejuvenescer a pele é a última moda entre os italianos. Pesquisa da Universidade de Pavia confirma a eficácia do tratamento
O vinho é bom. Não apenas para o paladar, mas também para a beleza e o bem-estar. As propriedades terapêuticas do néctar do deus Baco estão sendo cada vez mais utilizadas nos spas italianos por quem deseja tornar a pele mais firme e luminosa. A cura à base de uvas já era praticada pelos antigos. Os romanos, por exemplo, usavam o suco da fruta para fazer massagens. No Renascimento, a condessa Caterina Sforza exaltava os benefícios do vinho nos tratamentos cosméticos, sobretudo o de malva e borraggine como “ótimo emoliente para a pele”. Mas foi na França, na região de Graves, perto de Bordeaux, que a vinhoterapia foi desenvolvida, graças a Mathilde Cathiard e a Bertrand Thomas: em 1999, eles fundaram o primeiro spa Vinothérapie.
Na Itália, vários centros estéticos estão apostando na vinhoterapia, que virou moda nos tratamentos de beleza. A pele se regenera não apenas pela imersão do corpo no vinho tinto misturado a essências e aromatizantes, como também através das máscaras, cremes e óleos que protegem o rosto do estresse, da poluição e do envelhecimento prematuro.
A empresária italiana Donatella Cinelli Colombini, proprietária da Fattoria del Colle, situada na Toscana, confirma a procura.
— Inauguramos a vinhoterapia em setembro do ano passado e o interesse pela nossa área de bem-estar e pela nossa fazenda aumentou muito em relação ao passado — conta à Comunità Donatella, originária de Siena e apaixonada por enologia. Sua família é produtora histórica do renomado vinho Brunello di Montalcino. Em 1998, criou sua empresa, composta pela Fattoria del Colle, em Trequanda, e pela Casato Prime Donne, em Montalcino, onde trabalham somente mulheres, o que a torna uma vinícola única na Itália. De acordo com a enóloga, a maioria dos clientes são casais que deixam o estresse de lado e se deixam transportar pelo deus Baco. O sucesso é tanto que muitas vinícolas que oferecem o tratamento estiveram entre os destinos mais procurados pelos italianos em 2014.
A ciência confirma o poder da vinhoterapia
O poder antioxidante da uva e seus derivados foi confirmado por uma pesquisa da Universidade de Pavia. O estudo examinou um grupo de 20 mulheres, entre 30 e 35 anos, com problemas de envelhecimento prematuro da pele. Durante um mês, as mulheres foram submetidas a tratamentos à base de vinho Chianti e outros princípios ativos, além de tomar diariamente suplementos à base de polifenóis de uva. Os cientistas notaram que, durante 15 dias, a hidratação da pele melhorou em 37,7% e, em 30 dias, 41,5%. A elasticidade da pele, ao longo de duas semanas, apresentou uma melhora de 16,4%. Depois de um mês, subiu para 19,6%. As rugas foram reduzidas na primeira fase a 16% e, no final do tratamento, a 23,5%. Ou seja, o estudo confirmou os efeitos reais da vinhoterapia.
De acordo com os especialistas, o vinho e a uva ainda melhoram o tom da pele e ao mesmo tempo a hidratam, além de conferirem vitalidade.
A arquiteta Rossella Nicolini ficou surpreendida com os resultados. — No começo, eu tinha um pé atrás, pois a terapia era uma novidade. Uma amiga me aconselhou e, agora, estou muito satisfeita com os resultados. Vejo a minha pele realmente mais brilhante. Além de ser um tratamento de beleza, para mim, é um momento relaxante — conta à Comunità Rossella, de Bolonha, mãe de dois filhos e com pouco tempo para cuidar da pele.
Além do efeito antienvelhecimento, a vinhoterapia tem função depurativa, relaxante e emagrecedora. Não há restrição de idade. O único aviso que dão os especialistas é que deve ser evitado por pessoas que têm problemas dermatológicos. Quem quiser experimentar esse tratamento tem muitas possibilidades de escolha, entre peeling de vinho, imersão do banho de ofurô com vinho e essências, massagem de uva, hidromassagem com extrato da uva e algas marinhas, máscaras faciais de vinho e esfoliação da pele
com o vinho. Enfim, como diz o ditado, vino rosso fa buon sangue. E boa pele também.
Onde rejuvenescer a pele com vinho na Itália
Val d’Aosta: No Romantik Hotel Jolanda Sport, é possível relaxar os músculos com uma massagem purificante e calmante à base de champagne e pétalas de rosas.
Trentino-Alto Ádige: O CXI Centounidici Spa do Lido Palace oferece tratamentos à base de uva branca com efeito antienvelhecimento.
Scena, província de Bolzano: O Belvita Hotel Hohenwart oferece a terapia Belli e sani, que inclui sauna a vapor; peeling ao vinho; massagem no corpo inteiro com óleo essencial de semente de uva e tratamento facial.
Vêneto: No GB Thermae Hotels de Abano Terme, o cliente descobre que as uvas também podem ser utilizadas para o bem-estar com o percurso il benesserre di Bacco, que inclui tratamento completo com ação antioxidante graças ao resveratrol, extraído do mosto das uvas vermelhas e recomendado para a recuperação da elasticidade da pele.
Emília-Romanha: Em Modena, a Terme del Salvarola propõe um banho com mostos de uva do Lambrusco Grasparossa, cujo aroma de flores proporciona conforto e bem-estar para corpo e mente.
Toscana: O Borgo San Felice Relais & Chateaux, rodeado por 140 hectares de vinhedo de Chianti, na província de Siena, usa as propriedades do vinho para massagens e um mergulho em essências de produtos provenientes de mostos, ricos de polifenóis regeneradores da pele. Perto de Siena, no Castellare de’ Noveschi, também é possível mergulhar no “néctar dos deuses” — uma banheira com hidromassagem para o casal relaxar nas águas quentes com fragrâncias únicas que reproduzem os sabores dos vinhos mais valiosos. Em Trequanda, a Fattoria del Colle oferece uma experiência rejuvenescedora com massagens, sauna, hidromassagens e banhos de ofurô que usam o poder antioxidante da bebida.
Úmbria: Em Le Tre Vaselle, dentro das muralhas medievais de Torgiano, o spa Bella Uve, dedicado somente à vinhoterapia, propõe banhos no vinho Sangiovese, massagens a quatro mãos da cabeça aos pés e um particular Hammam di vinum, um scrub purificador com farinha de milho, vinho e folhas de videira vermelha. Na província de Perúgia, o Castello di Montignano abriga o Acquadegna Spa, inspirado na filosofia do bem-estar, típica dos banhos dos antigos romanos. Entre os vários tratamentos e rituais, destacam-se o bagno di vino na tina e as massagens com óleo de semente de uva.
Sicília: Na bela ilha de Vulcano, o Therasia Resort Sea & Spa oferece purificação, hidratação e rejuvenescimento com produtos naturais típicos das Ilhas Eólias: pedras vulcânicas, sementes e bagas dos vinhos licorosos mais intensos. Em Mazara del Vallo, o Berlingeri Resort dispõe de tratamentos com massagens especiais e mergulhos totais em barris de vinho tinto.