Comunità Italiana

Em busca de voos mais altos

Antonio Sgro, principal executivo da Alitalia para a América Latina, analisa as mudanças pelas quais a empresa tem passado desde o início da parceria com a Etihad e conta os planos para que ela volte a brilhar como uma das mais importantes companhias aéreas do mundo

Já há alguns anos sabe-se que as empresas aéreas não voam em céu de brigadeiro. Pelo contrário. As turbulências em todas elas são muitas. O que mais se tem noticiado nos últimos meses são resultados financeiros ruins entre as principais companhias aéreas do mundo. Em um mercado em retração e cada vez mais competitivo, tornou-se comum a união de várias delas. O objetivo é o de sempre: reduzir os custos, ganhar margem operacional e garantir resultados melhores aos acionistas. Isso tudo, claro, mantendo de pé todas as normas de segurança nos voos. Com a Alitalia, a maior companhia aérea italiana, não foi diferente. Em janeiro de 2015, ganhou novo fôlego ao dar início à parceria com a árabe Etihad Airway, que adquiriu 49% das ações da italiana, o que a tirou de uma das maiores crises econômicas de sua história. Esse casamento ainda está no início, mas boas ideias e desejo de felicidade não faltam, como demonstra o head of South America da Alitalia, Antonio Sgro.

ComunitàItaliana — Em janeiro de 2015, deu-se o início da parceria da Alitalia com a Etihad. Após 14 meses, como o senhor avalia esse novo momento da empresa?
Antonio Sgro — De fato. Em janeiro de 2015, a Etihad Airways adquiriu 49% das ações da Alitalia SAI — Sociedade Aérea Italiana. Graças a essa parceria, a Alitalia pode desenvolver um novo plano estratégico, orientado para o crescimento da malha internacional e intercontinental. Foram abertas novas rotas, como Roma-Seul, Milão-Shanghai (operado durante o período da Expo Milão), Milão-Abu Dhabi e Veneza-Abu Dhabi, além de novos produtos e serviços oferecidos aos nossos passageiros. Eu diria que foi realizado um casamento ideal. A Etihad entrou com sua solidez financeira, além de práticas administrativas muito eficientes, e a Alitalia, com o valor da marca, com a sua história e com o seu DNA conhecidos em todo o mundo. O posicionamento estratégico do aeroporto de Abu Dhabi e as conexões que a Etihad Airways tem para o Extremo Oriente e a Oceania também permitiram que essa parceria se tornasse perfeita. Além disso, no ano passado, a Alitalia ganhou uma importante visibilidade como patrocinadora oficial da Expo Milão.

CI — Como foi essa experiência?
AS — Como transportadores oficiais da Expo Milão 2015, um dos nossos principais objetivos foi promover, junto às instituições italianas presentes no território nacional, a participação do mundo todo em grande escala. O interesse do público na Expo foi crescente, o que ajudou a registrar um significativo aumento de passageiros, principalmente nos voos internos da Itália e da Europa como um todo. No nosso pavilhão oferecemos uma experiência memorável, divertida e educativa. No espaço chamado Imagination Lounge, por exemplo, houve demonstrações gastronômicas e a participação de 30 dos mais renomados chefs de cozinha. O Espaço Kids trouxe jogos interativos, experiências de realidade aumentada e um mapa-múndi. Houve mais de três mil reuniões e recebemos a visita de 250 mil pessoas. Foi excelente.

CI — Esse casamento com a Etihad também trouxe outras mudanças?
AS — Sim, há várias novidades. Entre elas reformulamos a logomarca da empresa. Mantivemos na cauda das aeronaves o símbolo tricolor (verde, branco e vermelho), mundialmente reconhecido, mas de uma forma rejuvenescida e mais elegante. Como ele também está presente na parte inferior da aeronave, abraça todo o avião. Esta nova marca será estendida a todas as aeronaves da frota. As mudanças, porém, não se restringem à pintura. Desde novembro do ano passado, todo o interior de nossas aeronaves está sendo completamente mudado. Até o final do segundo semestre deste ano, todas as aeronaves estarão completamente reconfiguradas. Além disso, estes novos conceitos estão sendo divulgados em todos os ambientes da companhia, incluindo os balcões de check-in dos aeroportos, os lounges, a sinalização corporativa e todos os canais de propaganda digital, de mídia impressa e externa, assim como no nosso site oficial.

CI — Quais são as principais novidades no design dos interiores das aeronaves?  
AS — Na nova Business Class, por exemplo, os assentos passarão a ser estofados em couro fino e assinados pelo famoso fabricante italiano de mobiliário Poltrona Frau. Alguns detalhes da costura dos assentos lembram o interior de carros esportivos de luxo. Tons de cores secundárias mais claras serão usados para aumentar a sensação de qualidade e elegância. A nova Business Class irá oferecer ainda aos nossos hóspedes (gostamos de chamar os passageiros de hóspedes, pois queremos que eles se sintam em casa em nossas aeronaves) um serviço de alimentação, a qualquer hora do dia ou da noite, como em um restaurante, juntamente com um estilo de atendimento mais personalizado e discreto da tripulação da cabine. Caprichadas refeições italianas serão servidas, prato por prato, no horário desejado pelo passageiro e entregues em mãos, eliminando a necessidade de um carrinho no corredor. Outra novidade é o menu Spuntino, com deliciosos petiscos que podem ser apreciados durante todo o voo. Tudo acompanhado pelos melhores vinhos da Itália, selecionados pelos próprios sommeliers da Alitalia.

CI — E nas outras classes?
AS — O novo serviço Premium Economy Class foi melhorado com base no conceito de “conforto conectado”. Agora, oferecemos ao passageiro aperitivo de boas-vindas, toalha quente, mais opções de refeições e bebidas, incluindo pratos populares regionais e vinhos finos da Itália. Tudo com novas louças e utensílios de mesa contemporâneos em porcelana fina. Se o viajante deseja um café expresso, basta pedir. Com ele também serão oferecidas várias opções de licores, como Limoncello, Amaro e Grappa. Durante o voo ele também poderá escolher entre vários tipos de lanches.  

CI — E a nova Economy Class?
AS — Foi totalmente redesenhada com o objetivo de fazer com que os passageiros se sintam em casa. Há ainda novas opções de refeições italianas e internacionais. Nas bandejas de refeição também oferecemos vinhos finos e itens de padaria quentes. Um serviço de assinatura Caffè é oferecido como padrão em voos de longa distância, com café fresco, incluindo cappuccino e uma seleção de chás de ervas, proporcionando mais conforto a bordo. Novos cobertores de lã e travesseiros serão colocados em cada assento. Na frota de longa distância as opções de entretenimento a bordo e conectividade também foram atualizadas, com wi-fi em todas as aeronaves.
 
CI — Qual é a importância do mercado brasileiro para a companhia?
AS — O Brasil é o nosso terceiro mercado mundial e damos muita importância a ele. Ele é vital e muito estratégico para as operações da companhia. Constantemente veiculamos campanhas de mídia e organizamos eventos com as empresas que atuam nas áreas de turismo e corporativo, além de estarmos sempre em contato com instituições italianas presente no país. Além disso, a Alitalia é a única companhia aérea no Brasil que oferece voos diretos do Rio de Janeiro ou de São Paulo para Roma, e cerca de 30% dos passageiros que vão à Itália preferem voar pela Alitalia. E, com o objetivo de facilitar os pagamentos, nossos passageiros podem parcelar seus bilhetes em até dez vezes sem juros no cartão de crédito. Agora, estamos definindo as melhores estratégias para acompanhar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

CI — Quais são os planos para o futuro?
AS — Em relação ao Brasil, apesar do cenário econômico pouco favorável, com a alta do dólar e uma queda da demanda interna, os planos da companhia continuarão os mesmos. A América Latina também é muito importante para a empresa e, a cada dia, ganha mais visibilidade. Por isso, estamos analisando a possibilidade de abrir novas rotas. Em termos globais, acreditamos que poderemos encontrar nosso ponto de equilíbrio financeiro em 2017. Por isso, os próximos meses serão fundamentais para que a companhia volte a ter maior protagonismo no universo das empresas aéreas. Para isso, entre outras frentes, vamos investir em um aumento considerável na oferta de voos de longa distância e de um melhor serviço a nosso cliente. Além disso, também está nos nossos planos a aquisição de novas aeronaves.