O sexto dia de competição do 71º Festival de Cannes terminou na noite deste último domingo (13) com a exibição de “Lazzaro felice” (“feliz como Lázaro”, em tradução livre), parábola sobre o poder da bondade nos tempos modernos. O filme da italiana Alice Rohrwacher bebe em referências bíblicas e um certo realismo mágico para contar a história de Lazzaro (Adriano Tardiolo), um jovem camponês de natureza pura e cordial que, como o discípulo de Jesus na Bíblia, ressuscita dos mortos para continuar seu caminho de generosidade.
O filme mereceu ovação de quase 10 minutos em sua sessão de gala, para convidados e jornalistas, mas mereceu reações mistas na projeção exclusiva para a imprensa, numa sala menor.
A improvável aliança soa como uma revelação para Lazzaro, que nunca se ofendeu com o fato de todos a seu redor tentarem tirar alguma vantagem de sua inocência e generosidade. A amizade é tão preciosa para o rapaz que, quando a polícia desmonta a operação da duquesa e ele sofre um acidente fatal, o transporta um par de décadas no futuro para reencontrar Tancredi no tempo atual, agora na cidade grande, onde as formas de exploração do semelhante se multiplicaram e se sofisticaram.
— “Lazzaro felice” é a história de uma pequena santidade, que não faz milagres ou tem superpoderes. O que é sagrado para ele é viver neste mundo sem pensar mal dos outros, simplesmente acreditando nos seres humanos — resume a jovem realizadora, conhecida por filmes como “Corpo celeste” (2011) e “As maravilhas” (2014).
CONHEÇA TODOS OS FILMES EM COMPETIÇÃO
“En guerre” , de Stéphane Brizé
“Asako I & II”, de Ryusuke Hamaguchi
“Ash is purest white”, de Jia Zhang-ke: Chinês Jia Zhang-ke produz seu filme mais ambicioso e lança centro de artes
“Burning”, de Lee Chang-dong
“BlacKkKlansman”, de Spike Lee
“Capharnaüm”, de Nadine Labaki
“Cold War”, de Pawel Pawlikowski: Romance ambientado na Polônia comunista desponta como candidato à Palma de Ouro
“Dogman”, de Matteo Garrone
“Everybody knows”, de Asghar Farhadi: Filme de diretor iraniano que abre Cannes não entusiasma
“Les filles du soleil” , de Eva Husson: Filme sobre mulheres que lutam contra o EI divide crítica em Cannes
“Lazzaro Felice”, de Alice Rohrwacher: Filme italiano causa sensação na sessão de gala
“Le livre d’image”, de Jean-Luc Godard: Godard participa de coletiva de imprensa via internet em Cannes
“Knife + heart”, de Yann Gonzalez
“The little one”, de Sergey Dvortsevoy
“Plaire aimer et courir vite”, de Christophe Honoré: Christophe Honoré volta a Cannes com romance melancólico entre dois homens
“Shoplifters”, de Hirokazu Kore-eda: Em ‘Shoplifters’, Kore-eda retrata família informal no Japão
“Leto”, de Kirill Serebrennikov: Cadeira vazia em coletiva marca ausência de diretor russo preso
“3 faces”, de Jafar Panahi: Ausente em Cannes, Jafar Panahi é personagem de ‘3 faces’, seu novo filme
“Under the Silver Lake”, de David Robert Mitchell
“The wild pear tree”, de Nuri Bilge Ceylan
“Yomeddine”, de A.B Shawky: Filme com atores não profissionais sobre o interno de um leprosário emociona
(O Globo)