A empresa elétrica italiana Enel inaugura perto de Roma uma central nuclear de carvão limpo considerada uma "das mais modernas do mundo" pela sua capacidade de produção e respeito ao meio ambiente, afirmou o conselheiro delegado do grupo, Fulvio Conti.
A central, situada em Civitavecchia, 70 quilômetros ao norte de Roma, tem uma capacidade total de 1.980 MW e é formada por três grupos, que suprirão 50% das necessidades elétricas da região do Lazio (cuja capital é Roma) e 4% ao nível nacional.
Quanto ao aspecto do meio ambiente, a nova central reduzirá as emissões de anidrido carbônico em 18%. Conti afirmou que com esta central "a Itália inicia uma nova etapa energética (…), que ajudará a diversificar as fontes que atualmente abastecem o país".
O ministro do Desenvolvimento Econômico, Claudio Scajola, que também esteve presente no ato inaugural realizado ontem (30), reiterou que a reintrodução da energia nuclear na Itália será uma das prioridades do governo.
O Executivo de Silvio Berlusconi apresentou um plano de diversificação energética na tentativa de superar a crise do setor. Este plano visa ter 50% de energia a partir do petróleo, do gás e do carvão, dos quais cerca 25% renováveis e 25% nuclear.
Há 20 anos, um referendo popular rejeitou a possibilidade de acesso à energia nuclear.
Fonte: Ansa