Agências de noticias italianas informam que as operações que deveriam ter começado às 11 horas, permaneceram praticamente paralisadas por horas
POR STEFANIA PELUSI
Candidatos ítalo-brasileiros que acompanham a apuração em Castelnuovo di Porto informaram à Comunità que estão faltando cerca de 150 presidentes de mesa de um total de 1500, principalmente no assento eleitoral da Europa. Somente Buenos Aires, por exemplo, conta com cerca de 100 assentos. Cada assento tem em média cerca 800 cédulas eleitorais. As fontes informaram também que estão designando os presidentes substitutivos com cerca 6 horas de atraso.
As agências de noticias italianas informam que as operações que deveriam ter começado às 11 horas, permaneceram praticamente paralisadas por horas. Alguns dos presidentes das mesas não conseguiram chegar ao centro multifuncional de proteção civil preparado para a ocasião.
O motivo? “Os engarrafamentos”, disse à agência de noticias um presidente, que conseguiu chegar ao Centro apenas porque saiu de casa hoje de manhã, ou seja, com bastante antecedência. Também há mesários bloqueados por horas na rua, alguns dos quais — conforme depoimentos publicados na mídia — deixam o carro pelo caminho e continuam a pé o trajeto até as seções de votação.
Vários presidentes e mesários optaram por ir embora porque não conseguiram trabalhar, enquanto a busca de substitutos estava apenas começando. No meio da tarde, pelo menos uma centena de assentos ainda não tinha sido instalada devido à falta de mesários ou presidentes de mesas.