Comunità Italiana

Entre iguais

{mosimage}Seminário realizado em Brasília discutiu programa que visa implementar projetos de cooperação envolvendo regiões do Brasil e da Itália

O perfil da cooperação entre Itália e Brasil foi o tema do I Seminário Internacional do programa Brasil Próximo, que aconteceu em novembro, no Palácio do Planalto, em Brasília, 
O objetivo do evento foi abrir um espaço de discussão para os projetos que fazem parte do programa Brasil Próximo. Também foram discutidos os cronogramas de execução desses projetos e as possibilidades de relacionar as diversas atividades previstas pelo programa.

O seminário contou com a participação do ministro-chefe da secretaria-geral da presidência da República, Gilberto Carvalho, e de diversos políticos brasileiros. Autoridades italianas também compareceram, a exemplo do embaixador Gherardo La Francesca, e pessoas ligadas ao projeto, como o coordenador-geral do programa Brasil Próximo, Giampiero Rasimelli.

Em seu discurso de abertura, Gilberto Carvalho ressaltou a relação “profunda e diferente” que existe entre Brasil e Itália. 
— Aprendemos muito com a Itália nas áreas de cooperativismo, turismo e agricultura familiar. Queremos cada vez mais uma relação entre irmãos, entre iguais, uma relação fraterna, porque é a troca de maneira altiva que nos interessa. O programa Brasil Próximo é um elemento concretizador, facilitador e solidificador dessa relação que queremos ter com a Itália, com o governo e, sobretudo, com o povo italiano — declarou.

O ministro também reconheceu a importância do programa, que, segundo ele, já está bem encaminhado e em breve poderá oferecer resultados. 

— Queremos jogar todo o peso e toda a força para que o Brasil Próximo prossiga, dê frutos e seja um marco nessa longa e profícua história de nossas relações — concluiu.

Durante a abertura do seminário, foram realizados três painéis de discussão. Os temas abordados foram Desenvolvimento Territorial e Internacionalização; Cooperativismo; e O programa Brasil Próximo no contexto da cooperação entre Brasil e Itália. No dia seguinte à abertura do seminário, foram organizadas as reuniões de diversos grupos de trabalho. O evento foi concluído com uma palestra final, que apresentou aos participantes um resumo dos debates e dos projetos discutidos.

Resultado de acordos firmados entre os governos dos dois países, o programa Brasil Próximo busca implementar projetos-piloto de cooperação em diversas áreas, em parceria com estados e municípios brasileiros, com foco no desenvolvimento local das regiões incluídas no programa. Fazem parte do Brasil Próximo mais de 40 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Amazonas. Na Itália, participam do projeto de cooperação as regiões de Úmbria, Marche, Toscana, Emília-Romanha e Ligúria.

Em dezembro de 2009, uma comissão responsável pela gestão do programa Brasil Próximo já havia sido instalada em Brasília, formada por representantes de 11 ministérios brasileiros. A principal finalidade é a de coordenar as parcerias entre os dois países no âmbito do programa. O decreto que formou a comissão instituiu uma secretaria-executiva que ficou responsável pela coordenação do grupo, chefiada pela secretaria-geral da presidência da República.