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Eppur si muove!

17 de dezembro de 2010 - Por Comunità Italiana

Florença inaugura um museu em homenagem a Galileu Galilei e expõe partes de seu corpo perdidas há mais de um século

{mosimage}A ciência e a busca pela exatidão e pela regra imutável foram premiadas com o acaso. Desaparecidos por mais de um século, dois dedos e um dente de Galileu Galilei são a atração mais peculiar (e bizarra) do recém inaugurado Museo Galileo. As “peças” podem ter sido encontradas por mera sorte. Porém, já estava em andamento a homenagem de Florençaao cientista toscano e pai da ciência moderna que, para isso,reformou e rebatizou o seu antigo Museu da Ciência.

 

Nascido em Pisa em 15 de fevereiro de 1564 e morto em Florença,em 8 de janeiro de 1642, Galileu teve as partes do corpo encontradas por dois colecionadores fiorentinos, Alberto Bruschi e sua filha Cândida. Eles foram expostos junto a outro dedo, já conservado pelo antigo museu.

— Foi obra do acaso. O mérito é da minha filha — conta Alberto Bruschi, modesto. Os dedos e o dente estavam escondidos dentro de um relicário dos anos 1800, vendido em um leilão pela prestigiada Casa d’aste Pandolfini. O lote, denúmero 190, anônimo, tinha uma descrição modesta para a grandeza de seu conteúdo: “74 centímetros de altura, madeira talhada e torneada, comcilindro interno de vidro dentro do qual se encontrauma relíquia”.

O comércio de pedaços de pessoas de séculos passados é um antigo costume italiano entre relicários e casas de leilão. Ninguém espera que, no entanto, fragmentos de um dos mais notáveis gênios da humanidade estivessem camuflados em um dos muitos relicários que circulam pelo meio. O polegar e o indicador da mão direita, assim comoo molar de Galileu, foram arrematados por 650 euros.

— Minha filha estava fazendo uma tese de láurea sobre a sepultura de Galileu e seus restos mortais e, subitamente, reconheceu a peça — explica Bruschi que confirmou a autenticidade, posteriormente,com estudiosos e peritos da área.

O Museo Galileo não gira somente em torno dos restos mortais de seu homenageado. As contribuições à ciência são as principais atrações de seus corredores, que misturam antigos instrumentos com instalações contemporâneas alinhadas às melhores do mundo.

— Beleza, design e tecnologia — resume Paolo Galuzzi, diretor do museu. — Uma tecnologia que está a serviço dos objetos expostos, não uma tecnologia invasiva e exibicionista. As estrelas aqui são os instrumentos e descobertas do passado.

O conceito parece estar por todos os cantos do palazzo do século 12 que abriga os únicos instrumentos idealizados e construídos pelopróprio cientista, como o famoso telescópio usado para observar o céu e descobrir os satélites de Júpiter e as montanhas e crateras da Lua, em março de 1610, há exatos 400 anos. Foram justamente as observações dos satélites de Júpiter que o levaram a defender o sistema heliocêntricode Copérnico – ideia que o levou à condenação de prisão domiciliarpela Igreja Católica e gerou uma das mais célebres frases da ciência, dita por Galileu, após a condenação: “Eppur si muove!” (“Mesmo assim se move”) [em torno do sol].

Aos visitantes, é possível dispor de um aparelho de videoguia chamado Track Man, similar – em tamanho e aparência – a um GPS. Conforme se move, o aparelho reconheceo ponto da sala e fornece material audiovisual de apoio ao objeto que está sendo observado. O reconhecimento é feito de modo autônomo, basta estar com o aparelhoe caminhar livremente, deixando-selevar pela atmosfera do lugar.

As obras de restauração e modernização do antigo museu custaram cerca de 8 milhões de euros, mas não primaram pelo gigantismo e exibicionismo arquitetônicos. Tudo foi medido e pensado para fazer com que as peças não sejam ofuscadas pela arquitetura. O museu se torna, assim, mais uma visita obrigatória atoda obrigatória Florença.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.