Comunità Italiana

Era uma vez na vinícula

Cantina no Vale dos Vinhedos oferece comida italiana à base de vinho e histórias sobre a imigração

{mosimage}Bento Gonçalves – Se a sua intenção é se sentir na Itália, há um lugarzinho no Vale dos Vinhedos, mais precisamente em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, capaz de satisfazer a sua vontade. Basta imaginar uma típica casa italiana em uma vinícola e pronto: ela existe dentro da Vinícola Torcello. Através de suas janelas, é possível ver o interior de uma cantina, com seus tanques de aço inox e aquele aroma característico de vinho, principalmente em época de colheita de uva. E como se não bastasse tudoisso, ainda tem uma outra atração. O escritor Remy Valduga, de 69 nos, pai do diretor da Vinícola, encanta os visitantes contando histórias sobre imigrantes.

 

O espaço, chamado Sala Santa Fosca, recebe visitas de grupos préagendados oferecendo um cardápio variado com pratos italianos, alémdo tradicional churrasco gaúcho.

— Muitos italianos visitam a Vinícola e dizem que se sentem em casa — afirma o proprietário Rogério Valduga, de 43 anos. Neto de italianos do Trento, Remy Valduga, é autor de cinco livros, dentre eles Sonho de imigrante, traduzido para o italiano e publicado na cidade de Rovereto, em 2007. A obra resgata episódios históricos que enaltecem a imigração italiana, contando fatos ocorridos no Vale dos Vinhedos.

— Na verdade, ele é a principal atração da casa — conta, com orgulho, o filho. A vinícola, cuja primeira safra foi em 2000, tem uma pequena produção anual de 10 mil garrafas de vinho tinto, o que permite um processo de elaboração totalmente artesanal. A escolha do nome Torcello relembra uma pequena ilha italiana próxima a Veneza. Está envolvida em fatos importantes da história mundial, como a conquista de territórios europeus por Átila, o rei dos hunos. A localidade é um centro cultural grandioso, considerado patrimônio histórico da humanidade.

Símbolo de Veneza, o Leão Alado de São Marcos é o guardião da lei, símbolo de poder e mensageiro divino. Sua lenda conta a história de pescadores que ouviram de São Marcos a profecia de que naquela ilha surgiria uma cidade maravilhosa e que este havia visto um guardião a sua porta, um leão alado.

Assim, o símbolo remete à proteção do Leão Alado, que guardará a beleza, a identidade e a cultura do Vale dos Vinhedos e dos imigrantes que vieram da região italiana do Vêneto, origem dos símbolos utilizados.

Logo na entrada da vinícola, o visitante é conduzido a um passeio guiado que contempla a cantina, a Cave de San Marcos e o varejo, onde é possível degustar os espumantes (Brut e Moscatel), vinhos (Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat) e osuco de uva Torcello (integral).

Durante o período da colheita, a vinícola também presenteia seus visitantes com um passeio pelos vinhedos que fi cam atrás do prédioonde está instalada a cantina. No parreiral, os turistas podem degustar as uvas tendo na prática a experiência de um dia de colheita.Para a Comunità, o chef da Sala Santa Fosca preparou um Risoto Reveillon, em homenagem às festas de fim de ano. Para acompanhar,Rogério Valduga indica um Filé a Bacco com vinho Torcello Tannat. Já imaginou se deliciar com esta maravilha e ainda escutar histórias sobre a imigração? Mais italiano do que isso, só mesmo na  Itália.

Risoto Reveillon
Chef Itacir Pilan
Ingredientes: 1 cebola média (picada ou ralada); 2 colheres de óleo de arroz; 2 xícaras de arroz arbório; 1 pitada de mix de pimentas;4 colheres de parmesão ralado; 1 tablete de caldo de carne; 1 tablete de caldo de galinha; 3 taças de Espumante BrutTorcello; 5 xícaras de água; Morango picado a gosto. Se necessário, 1 pitada de sal.

Modo de preparo: Dilua o caldo de carne e o caldo de galinha em água quente (5 xícaras). Reserve. Em outra panela, murche a cebola no azeite. Coloque o arroz e dê uma leve fritada. Acrescente aos poucos 3 taças de Espumante Brut Torcello. Acrescente aos poucos, mexendo sempre, o caldo reservado. Cozinhe até ficar al dente. Coloque a pitada de pimenta e o queijo ralado. Misture bem, desligue o fogo e tampe a panela. Sirvacom morangos picados e harmonize com Espumante Brut Torcello.