Comunità Italiana

Espirito Santo

Adesão e oportunidades

Seguida as apresentações, Pietro Petraglia fez uma breve exposição dos benefícios e das oportunidades que serão geradas a partir da instalação da seccional no Espírito Santo. Enumerou como pontos fundamentais da entidade a aproximação e a promoção do comércio bilateral entre as empresas capixabas e italianas e a colocação do estado na pauta de missões importantes, assim como a maior visibilidade às potencialidades locais. “Agora, esperamos adesões das empresas capixabas ao nosso quadro de associados e trabalharemos para realizar um fórum empresarial entre empresas italianas e as do Espírito Santo para o próximo ano”, ressaltou Petraglia.

Lorenge vence Prêmio Ademi ES 2011

A Lorenge S.A recebeu o principal prêmio do Oscar da Construção Civil capixaba. A construtora foi a grande campeã na categoria Empresa Empreendedora Destaque do Setor Imobiliário do Prêmio Ademi 2011. Os números apresentados pela Lorenge são impressionantes. Foram cerca de 408 mil m² de obras entregues e lançadas no biênio do prêmio (2009-2010), com faturamento de R$ 153 milhões em 2009 e R$ 276 milhões em 2010 — um crescimento de 55% em apenas um ano. Além disso, a empresa conquistou a categoria Lançamento Misto (Comercial e Residencial) – Construtora/Incorporadora /Imobiliária, com o Villaggio Laranjeiras. Na foto estão Décio e Euller Lorenzon, Celso Siqueira, Antonio Lorenzon, Evandro Siqueira Campos e José Elcio Lorenzon, todos da Lorenge.

Comendador Chieppe

O presidente da holding do Grupo Águia Branca, Nilton Chieppe, recebeu neste mês o título de Comendador da Ordem do Mérito da República Italiana. A homenagem foi concedida em reconhecimento ao trabalho realizado pela família Chieppe no Brasil na área econômica. Em 122 anos no país, os Chieppe construíram um grupo empresarial que conquistou a confiança e o respeito da sociedade brasileira por meio do desenvolvimento econômico, contribuição social e geração de 14 mil empregos. Na foto, Nilton Chieppe e o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Umberto Malnati, no dia da premiação.

Brilho do interior na capital

Talento de São Gabriel da Palha, a terra do café conilon: a superintendente estadual do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob ES), Sandra Rosa, construiu carreira na área do cooperativismo de crédito, ramo em que atua há 19 anos. Formada em Ciências Contábeis, Sandra já ocupou diversos cargos na instituição, que hoje tem aproximadamente 900 funcionários e 4 agências, distribuídas em 63 municípios capixabas. Há 22 anos, o Sicoob ES começou a atuar no interior do estado, onde é grande o número de descendentes de italianos. Depois de ter convertido suas cooperativas para o sistema de livre admissão, a instituição se expande também na área urbana. “Sinto-me honrada por participar dessa história de sucesso”, diz Sandra, bisneta de imigrantes do Norte da Itália.