Comunità Italiana

Estátua da agressão a Berlusconi é sucesso e “premier” vai a presépio

Vendedores de lembrancinhas registraram nesta terça-feira um aumento nas vendas de miniaturas da catedral de Milão, similares à lançada contra o premier italiano, Silvio Berlusconi, no último domingo.

– As vendas certamente subiram – disse o comerciante Mario na praça da catedral, onde ocorreu o ataque. – As pessoas estão definitivamente comprando (as réplicas da catedral) como lembrança do episódio, parece ser um dos presentes mais populares do Natal – acrescentou. O episódio mexeu tanto com os italianos que imagens do premier ferido estão sendo inseridas em presépios.

A réplica do Duomo de Milão foi usada por um italiano com problemas mentais para atingir o rosto do premiê de 73 anos, quebrando seu nariz, dois dentes e ferindo o lábio dele.

O líder conservador italiano, que foi atingido enquanto dava autógrafos após um comício, receberá alta do hospital na quarta-feira. Médicos disseram que ele precisará de duas semanas de repouso e que está muito abalado pelo ataque. Nesta terça-feira, o autor do ataque, Massimo Tartaglia, enviou uma carta ao premier italiano, pedindo desculpas e classificando a ação como "covarde".

Em meio à crescente solidariedade demonstrada por Berlusconi, turistas expressaram interesse pelas estatuetas usadas no ataque.

– Tenho que comprar um souvenir, será um presente de Natal – disse o brasileiro Manuel Magalhães.

As estatuetas, feitas de diferentes materiais, custam entre cinco e 10 euros.

 

 

Fonte: O Globo/Agências internacionais