A vice-ministra italiana de Relações Exteriores, Marta Dassú, disse à ANSA que a Europa vê a América Latina com muito interesse e que a seu país, em particular, lhe interessa o modelo da pequena e média empresa do Chile.
Dassú chegou na noite da última quarta-feira ao Chile para preparar a próxima Reunião Empresarial da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos e União Europeia (Celac-UE), que acontece em Santiago em janeiro de 2013, na qual espera que o primeiro-ministro italiano Mario Monti, possa participar.
A vice-ministra, que viajou acompanhada por 30 empresários italianos, assistiu ontem um seminário organizado pela Sociedade de Fomento Fabril onde foram analisadas várias áreas de interessem em particular infra-estrutura e energias renováveis.
"Temos muito interesse em um continente onde existem laços históricos com uma grandíssima imigração italiana. Nos interessam os temas de infra-estrutura, energias renováveis e a possibilidade de aplicar na América Latina o modelo da pequena e média empresa italiana", disse Dassú.
A vice-ministra manifestou o interesse pelos países da Aliança Ásia Pacífico, como Colômbia, Peru e Chile, os quais "oferecem grandes oportunidades em um momento que a demanda interna na Itália tem sofrido uma queda".
Dassú enfatizou que "o governo de Monti está fazendo o possível para aumentar a capacidade de estar nos mercados internacionais da empresa italiana e o Chile é um país ideal".
Após um encontro com os empresários, uma recepção na embaixada, Dassú foi recebida no palácio do governo de La Moneda pelo presidente chileno Sebastián Piñera. (ANSA)