TRAPANI (ITÁLIA) – Um ex-vice-governador da Sicília, um ex-diretor da Agência do Território estatal de Trapani e outras quatro pessoas foram presos hoje no âmbito de uma investigação sobre as ligações entre a política e o crime organizado em licitações públicas.
Fontes da investigação acrescentaram que as seis ordens de prisão preventiva foram determinadas pela juíza de Palermo, a capital siciliana, Antonella Consiglio, em uma investigação coordenada pelo departamento antimáfia da cidade.
Um dos seis presos é Bartolo Pellegrino, de 73 anos, líder do movimento separatista Nova Sicília, ex-vice-governador da Sicília e ex-assessor regional sobre território e ambiente. Pellegrino é acusado de associação mafiosa e corrupção.
Segundo os investigadores, Pellegrino, a quem foi concedida prisão domiciliar por causa da idade, passava a supostos chefes mafiosos, entre eles Francesco Pace, informações sobre licitações públicas. Além disso, fez acordos com os chefões sobre eventuais candidatos a cargos políticos.
Fonte: www.ansalatina.com.br