O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, entregou na última quarta-feira (9) o logo oficial da entidade para a Expo Milão 2015, evento que acontece entre 1º de maio e 31 de outubro do ano que vem. A apresentação ocorreu durante a passagem do sul-coreano por Roma, onde ele se encontrou com o premier da Itália, Matteo Renzi, e o presidente do país, Giorgio Napolitano.
Ban revelou o logo em uma recepção referente à Exposição organizada pelo Ministério das Relações Exteriores italiano. A imagem mostra uma colher azul dentro de um zero verde, ladeado pelo slogan “Desafio Fome Zero”. No pavilhão de 100 hectares das Nações Unidas na Expo, serão instaladas 18 grandes colheres para guiar os visitantes no local. Segundo o secretário-geral, 2015 será um ano essencial, no qual a entidade vai avaliar quais das suas Metas do Milênio foram alcançadas e lançar uma “nova agenda para o desenvolvimento sustentável”. O primeiro objetivo da lista estabelecida pela ONU em 2000 é erradicar a pobreza e a fome extremas”.
Isso vai ao encontro do lema da Expo Milão, que é “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”. A exposição vai abordar temas como segurança alimentar e fome, além de promover práticas de produção de alimentos que sejam econômica, social e ambientalmente sustentáveis. Na quarta-feira, Ban também visitou o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Ifad), uma agência da ONU sediada em Roma e especializada em desenvolver projetos para beneficiar áreas rurais pobres de todo o mundo. “Em um ano tão importante para nós, a Expo 2015 oferece às Nações Unidas uma oportunidade para dar mais ímpeto à resolução de problemas ligados à fome”, disse o presidente do Ifad, Kanayo F. Nwanze.
Até o momento, 144 países, representando 94% da população mundial, e três organizações internacionais confirmaram sua participação na Expo. (ANSA)