O festival em agradecimento à campanha da FEB acontecerá no norte da Itália em abril
O Ministério da Defesa junto a Embratur estão organizando um festival em homenagem aos combatentes da FEB – Força Expedicionária Brasileira.
A FEB é o regimento que colaborou com a Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
O evento irá acontecer no dia 25 de abril de 2018, mesma data que se comemora a Festa da Libertação da Itália.
De acordo com a Ansa, durante a celebração haverá atividades de música, turismo, gastronomia e cultura.
“O festival servirá para eternizar a memória e garantir que essa história seja mais conhecida. Os combatentes brasileiros tiveram papel importante na libertação das cidades e por isso são reconhecidos pelos italianos, mas esquecidos no Brasil”, disse o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
Lummertz disse que um dos objetivos é alavancar o turismo entre Brasil e Itália.
O festival irá passar pelos locais que marcaram o regimento na Itália, como Pistoia e Monte Carlo.
“As pessoas não entendem a boa imagem que a participação do Brasil na guerra gerou na Itália. Os brasileiros são vistos como libertadores. No dia 25 de abril, feriado nacional no país, o Brasil estará bem representado na festa que eles promovem anualmente”, afirmou o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Sérgio Etchegoyen.
A FEB na Itália
O regimento brasileiro chegou à Itália em 1944 com mais de 25 mil militares. Ao final da Guerra, em 1945, a baixa no número de soldados brasileiros foi de 465.
A batalha de maior destaque do regimento aconteceu em fevereiro, meses antes do final da Guerra, em Monte Castelo, uma montanha que havia sido tomada dos alemães após quatro tentativas.