Comunità Italiana

Festival de Veneza completa 75 anos

O Festival de Cinema de Veneza comemora este ano, de 29 de agosto a 8 de setembro, seu 75º aniversário com um programa entusiasta e reunindo o maior número de talentos do cinema dos últimos anos.
   
George Clooney, Brad Pitt, Scarlett Johansson, Richard Gere, Keira Knightley, Charlize Theron, Tommy Lee Jones, Cate Blanchett, Fanny Ardant, Casey Affleck, Colin Farrel, Adrien Brody e Julianne Moore são apenas algumas das estrelas que brilharão sob o céu de Veneza.
   
São 22 filmes em concurso, e mais um surpresa, estréias mundiais, além de uma mostra com júri próprio, "Horizontes", dedicada ao mais novo da produção de cinema mundial. "Veneza Noite" é reservada ao cinema de grande espetáculo, há também uma seção consagrada a mestres do cinema (Woody Allen, Claude Chabrol, Takeshi Kitano, Manoeal de Oliveira, Im Kwon Taek, Julio Bressane e Carlo Lizzani) e uma retrospectiva de filmes de western italiano sob curadoria de Quentin Tarantino.
   
A representação mais numerosa é norte-americana, com 30% dos títulos em concurso (entre produções próprias e com outros países) e com grande destaque para os cineastas independentes: Wes Anderson, Todd Haynes, Andrew Dominik, Paul Haggis e Terry Gilroy, e ainda o veterano Brian De Palma.
   
A Europa e o Extremo Oriente ocupam o resto do programa, que não deixou espaço para o cinema latino-americano, que pelo menos encontrou espaço nas mostras Horizontes, Semana da Crítica e na paralela Jornadas dos Autores.
   
Em relação às estréias mundiais, correm rumores sobre fortes cenas de sexo e genitais em primeiro plano, como em "Lust, caution" do vencedor do Leão de Ouro em 2005 por "Brokeback Mountain", Ang Lee.
   
Mas, falar em frivolidades como estas é indigno de uma seleção com a qual o diretor artístico Marco Muller deve se despedir do Festival, após quatro anos de excelente trabalho que colocou novamente Veneza entre os maiores festivais de cinema internacionais.
   
O fato de conseguir um programa completo de estréias mundiais em concurso, como no Festival do ano passado, demonstra uma absoluta confiança e fidelidade da parte de produtores e diretores que, em alguns casos, adiaram as estréias para depois do Festival.
   
A 64ª edição do Festival de Veneza será também cenário de uma série de homenagens e tributos. Além dos merecidos dois Leões de Ouro à carreira para Bernardo Bertolucci e Tim Burton, o festival lembrará alguns dos cineastas mortos no ano passado, como os italianos Michelangelo Antonioni e Luigi Comencini e o senegalês Ousmane Sembene.
   
Também celebrará algumas "ressurreições", como a do filme póstumo do diretor brasileiro Glauber Rocha, "A idade da terra", restaurado recentemente.
 
 
Fonte: Ansa