O longa disputa na seção “Horizontes” do concurso italiano
(Reuters) – De filmes faroestes e de corrida espacial a produções mais recentes de diretores vencedores do Oscar, o Festival Internacional de Cinema de Veneza deste ano apresentará grande lista de estreias, incluindo filmes da Netflix e uma obra inacabada de Orson Welles, disseram os organizadores nesta quarta-feira (25).
A 75ª edição do festival de cinema mais antigo do mundo acontece entre 29 de agosto e 8 de setembro e conta com cerca de 20 filmes competindo pelo Leão de Ouro. A produção “Deslembro”, dirigido por Flávia Castro, é o único filme brasileiro selecionado e concorre na seção “Horizontes”.
Ao contrário do Festival de Cannes, que proibiu filmes da Netflix de participarem da competição depois que a empresa se recusou a exibí-los em cinemas, o evento de Veneza mostrará vários títulos da plataforma de streaming.
“Há muitos filmes da Netflix neste ano, cinco ou seis”, disse o diretor do festival, Alberto Barbera, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, acrescentando que muitos cineastas estão escolhendo novas plataformas para produzir e distribuir suas obras.
Entre os títulos da Netflix na competição estão o faroeste “The Ballad of Buster Scruggs”, dos irmãos Coen, e o drama em preto e branco “Roma”, do cineasta vencedor do Oscar Alfonso Cuarón.
Paul Greengrass, diretor de “Jason Bourne”, apresentará “22 July”, filme distribuído pela Netflix que conta o que aconteceu após o massacre de 77 pessoas na Noruega pelo militante de extrema-direita Anders Breivik, em 2011.
Os organizadores do festival de 11 dias, que normalmente oferece um vislumbre dos indicados ao Oscar, já anunciaram o drama espacial “O Primeiro Homem”, que narra a missão que transformou Neil Armstrong no primeiro homem a pisar na lua, como o filme de abertura.
A Netflix também exibirá “The Other Side of the Wind”, obra inacabada de Orson Welles finalizada recentemente, fora da competição.