Seis filmes do 66º Festival Internacional de Cinema de Veneza serão projetados na cidade italiana de L'Aquila, que foi atingida por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter em abril deste ano.
A primeira exibição ocorrerá no próximo dia 17, com o longa "Il grande sogno" ("O grande sonho", na tradução literal) do cineasta italiano Michele Plácido, que aborda a utopia política de estudantes envolvidos em mobilizações em 1968.
"Como governo, temos a obrigação não só reconstruir as casas, mas devemos também reconstruir a dignidade e a harmonia dos lugares, a identidade dos cidadãos, a espiritualidade e a cultura da população", comentou o subsecretário de Bens Culturais, Francesco Maria Giro.
Para o vice-prefeito de L'Aquila, Roberto Riga, o evento, que ocorrerá até o dia 19, "reabre um percurso de educação e formação ao cinema, além de reativar a Academia de Imagem de L'Aquila".
A programação das exibições inclui também os filmes "Crisi di donne & abiti nuziali", de Vicenzo Terraccano, "Lo spazio bianco", de Francesca Comencini, "A doppia ora", de Giuseppe Capotondi, e "Io sono l'amore" de Luca Guadagnino. O longa que encerrará o evento será "Baaria – La porta del vento", de Giuseppe Tornatore.
O terremoto atingiu toda a região italiana de Abruzzo, no centro do país, que tem como capital a cidade de L'Aquila. O sismo deixou quase 300 mortos e mais de 50 mil desabrigados, além de destruir monumentos históricos e culturais.
O 66º Festival de Veneza começou no último dia 2 e ocorre até o próximo sábado.
Fonte: Ansa