Comunità Italiana

Florença reabre Rota do Príncipe

Foi reaberto hoje o Caminho do Príncipe, o pitoresco percurso que liga o Palazzo Vecchio aos jardins de Boboli, passando pelo Palazzo degli Uffizi e o Corridoio Vasariano, e chegando até a famosa Gruta do Buotalenti. A rota foi fechada em 2003.
     
Interessados em conhecer o caminho precisarão agendar visita, a título experimental até 7 de julho, disseram o prefeito de Florença, Matteo Renzi e a superintendente dos Museus do Estado de Florença, Cristina Acidini.
     
O "Caminho do Príncipe" atravessa parte do centro florentino, abrindo-se em ruas, pontes e passando por igrejas e palácios. A criação do percurso foi uma ideia da família Medici, que queria ligar os três edifícios que abrigavam os centros do poder de Florença: o Palazzo Vecchio (então Palazzo Ducale), a residência particular da família (Palazzo Pitti) e o Palazzo degli Uffizi (sede do governo municipal).
     
O itinerário foi construído por Vasari em 1565 em apenas cinco meses. O percurso começa na rua do Palazzo Vecchio e ao passar pelo corredor Vasariano, é possível admirar uma ampla coleção de pinturas dos séculos XVII e XVIII, da coleção da galeria dos Uffizi. Ao sair do jardim dos Boboli, será possível visitar a famosa gruta do Buontalenti.

Na apresentação do trajeto, Acidini manifestou a "grande satisfação" de ter chegado até o fim deste projeto, fortemente defendido pelo Ministério dos Bens Culturais e pela Região Toscana. Já Renzi expressou a "alegria da administração municipal" pela reabertura do caminho, "importante para os turistas e para os florentinos: é uma grande ocasião para resgatar nossas raízes históricas e a paixão pela cultura".
 
 
 
Fonte: Ansa