Comunità Italiana

Fontana di Trevi é interditada para vistoria

A Fontana de Trevi, um dos pontos turísticos de Roma, foi interditada nesta segunda-feira para uma inspeção em sua estrutura.
  
A vistoria, realizada pelo prefeito da cidade, Gianni Alemanno, tinha como objetivo verificar possíveis danos na fonte e detectar o que pode ser restaurado.
  
"Vista de perto, a Fontana está em um estado de conservação ótimo, mas é claro que muitos pontos podem estar fragilizados devido a problemas muito antigos", disse o prefeito.
  
O superintendente dos Bens Culturais de Roma, Umberto Broccoli, explicou que "esse é um trabalho que fazemos há anos e são coisas que temos total controle, mas não podemos prever um acidente".
  
Os restauros da fonte devem custar 2,5 milhões de euros. Para Alemanno, parte desse dinheiro deve vir da iniciativa privada. "O Coliseu deve servir de exemplo para os empresários de todo o mundo que querem patrocinar os restauros de Roma", explicou.
  
O Coliseu passou por um restauro no começo do ano e contou com o patrocínio da Tod's, empresa italiana de calçados, que financiou 25 milhões de euros.
  
"A restauração dos bens artísticos e monumentos devem ficar de fora dos pactos de estabilidade. É uma questão para ser levada inclusive a outros países da Europa, porque se trata de gerir um patrimônio da Humanidade", disse o prefeito da capital italiana, referindo-se aos pacotes de austeridades implantados na Itália para conter a dívida pública.

Fonte: Ansa