A romagnola Technogyam vai montar 15 centros de preparação na Vila Olímpica e nos principais centros esportivos do Rio, além de instalar mil equipamentos para uso dos atletas
Um pedaço da Itália estará presente nas engrenagens da grande máquina que se moverá a partir de 5 agosto para a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os atletas treinarão com as máquinas e os equipamentos da Technogym, empresa com base em Cesena, que, em 30 anos, afirmou-se como líder mundial no fornecimento de produtos, serviços e soluções para o fitness e wellness. Comunità encontrou Nerio Alessandri, de 55 anos, presidente e fundador da importante realidade empresarial. Em 1983, quando era ainda um garoto apaixonado pelo esporte e pelo design, projetou e realizou, na garagem da própria casa, os primeiros equipamentos de fitness. A ascensão deu vida a uma parábola vencedora, típica das melhores expressões do Made in Italy.
Algumas décadas depois, Alessandri, que em 2003 foi premiado pela Ernst & Young como o “Empresário do Ano”, encontra-se na chefia de um colosso que equipou mais de 65 mil centros de wellness e 100 mil casas no mundo inteiro, dando emprego a cerca de 2.200 pessoas nas 14 filiais ativas na Europa, Estados Unidos, Ásia, Oriente Médio, Austrália e América do Sul. A empresa romagnola fechou o exercício de 2015 com um faturamento de 512 milhões de euros, registrando um aumento de 10% em relação a 2014: exporta para mais de 100 países do globo. Estima-se que seus produtos sejam utilizados por 35 milhões de pessoas. Números recordes, que projetaram a Technogym aos níveis máximos do cenário esportivo internacional, determinando um sucesso que se cristaliza em parcerias de primeira linha instauradas no âmbito de cada disciplina esportiva. Na Fórmula 1, a Technogym colabora há anos com a Ferrari e a McLaren, enquanto no futebol europeu é fornecedora oficial do Juventus, Inter, Milan, Ajax, Real Madrid, Paris St. Germain e Chelsea. Longa e prestigiosa é a a relação com os Jogos Olímpicos: a “criatura” de Alessandri foi a fornecedora oficial das últimas cinco edições, isto é, Sydney 2000, Atenas 2004, Turim 2006, Pequim 2008 e Londres 2012. É iminente o novo desafio representado por Rio 2016.
“Orgulhosos de termos sido escolhidos para as Olimpíadas”
— Sermos escolhidos pelo Comitê Olímpico como fornecedores oficiais nos deixa muitos orgulhosos. No Rio de Janeiro, montaremos 15 centros de preparação, que estarão distribuídos no interior da Vila Olímpica e nos principais centros esportivos, e instalaremos mais de mil equipamentos que estarão à disposição dos atletas — explica o presidente da Technogym, Nerio Alessandri.
Ser parceiro oficial de um evento de importâncial global, com uma cobertura midiática inigualável, traz numerosas vantagens.
— As Olimpíadas que serão realizadas no Brasil nos permitirão consolidar a nossa posição de liderança no mercado, mas trata-se, sobretudo, de uma grande ocasião de visibilidade no mercado de consumidores — confirma Alessandri.
O fundador da Technogym ressalta ainda aspectos mais específicos ligados ao papel de fornecedor oficial dos Jogos:
— Acima de tudo, trabalhar em contato direto com os melhores atletas do mundo, provenientes de culturas diferentes e uma ampla gama de disciplinas esportivas, proporciona a oportunidade de ter um feedback de grande valor sobre os nossos produtos. Em segundo lugar, o esporte é uma plataforma de branding e marketing de primeira importância, que nos oferece também a ocasião para comunicar à população a importância da atividade física para um estilo de vida mais saudável.
Um estilo de vida que está no centro da filosofia empresarial da Technogym que, não por acaso, se define como uma wellness company:
— A palavra wellness nasceu na fase em que, no início dos anos 90, existia somente o fitness músculos e imagem, que dominava os Estados Unidos. Naquele momento, a Technogym lançou uma nova visão, que tem suas raízes no mens sana in corpore sano dos antigos romanos, e que se baseia na atividade física regular, em uma alimentação saudável e em uma abordagem mental positiva. Foi uma verdadeira revolução. Transformamos um business baseado no hedonismo em um business social, passando do conceito do ser bonito ao do sentir-se bem, do envolvimento de um grupo restrito de apaixonados por fitness à possibilidade de nos dirigirmos a toda a população — conceitua o fundador da Technogym.
Tal escolha, por consequência, permitiu à empresa italiana a ampliação de sua faixa de mercado e a extensão, através de um uso sábio das novas tecnologias, do próprio raio de ação.
— A nossa empresa é a única no mundo a ser capaz de oferecer um verdadeiro ecossistema para o lifestyle management, que compreende a mais ampla gama de equipamentos do mundo, uma plataforma cloud, apps, conteúdos e programas de treinamento, para oferecer a todos uma experiência wellness personalizada, em todo lugar da vida e em todo momento do dia. Nossa missão é ajudar as pessoas a viverem melhor. Acreditamos que o wellness representa uma oportunidade social para todos: para os governos que, através da prevenção, podem ter sob controle os custos da saúde pública; para as empresas que, investindo em wellness nos lugares de trabalho, podem contar com colaboradores mais produtivos e mais criativos; para os próprios indivíduos, que podem melhorar seu estilo de vida cotidiano e cuidar da própria saúde — evidencia Alessandri.
Essa filosofia de bem-estar psicofísico foi levada para dentro da empresa, premiada três anos consecutivos com o reconhecimento de ‘Great Place to Work’ — e, portanto, identificada como o melhor lugar para se trabalhar em toda a Europa.
Brasil é o segundo país do mundo em número de academias
As Olimpíadas do Rio ajudarão a consolidar a relação entre a Technogym e o país sede, visto que a empresa romagnola, há dois anos atrás, foi a fornecedora oficial da Copa do Mundo:
— Eventos semelhantes representam sempre momentos muito importantes, que nos permitem mostrar a qualidade de nossos produtos. Além disso, trabalhar lado a lado com grandes campeões é o coroamento do trabalho de constante inovação, executado pelas 200 pessoas que compõem a equipe de nosso departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.
O mercado brasileiro é extremamente importante, confirma Alessandri.
— Neste país, apesar da conjuntura econômica não ideal do momento, o interesse dos consumidores pelo fitness, pelo wellness e pelo esporte é muito alto. Não por acaso, o Brasil é o segundo mercado no mundo, depois dos Estados Unidos, em número de academias.
Por isso, a Technogym abriu uma filial no Rio de Janeiro:
— É um modo de consolidar a nossa presença e fornecer um serviço mais eficaz aos nossos clientes no território. Nestes anos, a Technogym, também no Brasil, tornou-se a marca de referência para as grandes cadeias de academias, hotéis e centros esportivos.
Além das parcerias de negócios e da lógica de mercado, o Brasil ocupa um lugar especial no coração do número um da Technogym.
— Para uma empresa como a nossa, desde sempre empenhada em comunicar a importância da atividade física, o Brasil representa um autêntico paraíso. Acho realmente emocionante, em nível humano, ver as pessoas que correm na praia pela manhã, o exuberante entusiasmo dos torcedores nos estádios e tantas pessoas que treinam todos os dias — finaliza.