O rigor da França no combate à imigração causou ontem um atrito diplomático com a Itália. Durante várias horas, a circulação de trens entre a cidade italiana de Vintimiglia e a região francesa de Côte d"Azur foi paralisada com o objetivo de impedir o ingresso de tunisianos na França, mesmo que eles contassem com documentos autorizando sua presença na Europa.
O atrito teve início após as 13 horas (8 horas em Brasília), quando um trem que seguia a Nice foi bloqueado. Na composição, rebatizada "Trem da dignidade", estavam dezenas de militantes de organizações de direitos humanos e tunisianos que atravessaram o Mar Mediterrâneo em busca de oportunidades na Europa.
Os ativistas alegavam que os imigrantes que tentavam entrar na França tinham vistos de permanência legais concedidos pelo governo da Itália, o que em tese lhes permitiria residir no Espaço Schengen – a zona de livre circulação da UE. O bloqueio irritou Roma. Em nota, a chancelaria protestou, definindo a decisão do país vizinho como uma violação aos princípios europeus. A chancelaria da França não se pronunciou sobre o caso.
Fonte: Estadão