As reuniões terão como tema a situação atual no Oriente Médio e no Afeganistão — país onde a Itália participa da missão da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) com cerca de três mil soldados.
No final da manhã, horário local, o chanceler manterá um encontro com o conselheiro de Segurança Nacional, James Jones, com quem discutirá a luta contra o terrorismo, em particular nas regiões do Chifre da África e no Golfo de Áden.
Frattini chegou a Washington ontem à noite, e conversará com os funcionários do governo norte-americano antes de acompanhar a reunião entre o presidente italiano, Giorgio Napolitano, e seu homólogo Barack Obama na Casa Branca.
O colóquio entre o mandatário dos Estados Unidos e a delegação do país europeu está previsto para ocorrer às 14h30 locais (15h30 no horário de Brasília).
Posteriormente, Frattini retomará os encontros bilaterais, comparecendo a uma reunião com o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado norte-americano, o parlamentar John Kerry, entre outros eventos.