Evento que promove região do Sul da Itália ganha sua quarta edição em São Paulo
São Paulo receberá este ano mais uma edição do evento I Love Sicilia, que promove a região italiana. A iniciativa acontece desde 2013, quando o siciliano Antonio Alamia fundou no país a USEF (União Siciliana de Emigrantes e Famílias).
— Quando vim morar no Brasil, em 2012, descobri que a USEF, que está presente na maior parte do mundo, não tinha sede aqui. Foi então que resolvi construir aqui uma associação para unir os muitos sicilianos que vivem no país — conta Alamia à Comunità.
Ele explica que o projeto tem como principal objetivo o aumento do fluxo comercial e o intercâmbio entre a Sicília e o Brasil.
— Temos também a ambição de convencer muitos brasileiros a visitar a nossa região e, talvez, convencer alguns a comprar uma casa na Sicília com apenas um euro. Assim, poderemos revitalizar as aldeias que hoje estão abandonadas. A ideia é transformá-las em belas aldeias, verdadeiros locais de bem-estar, como já acontece em províncias de Palermo e na província de Trapani — afirma.
Como coordenador da USEF, Alamia explica que, desde a primeira edição, foram desenvolvidos três pilares para o evento: cultura, beleza e história. Esses pilares mostram a relevância da região em diversos aspectos, trazendo maior conhecimento sobre o local.
— A Sicília é a primeira região do mundo pelo número de sítios arqueológicos incluídos na lista da Unesco — revela.
O coordenador conta que, na primeira edição, em 2013, um dos destaques foi a exposição fotográfica “Imagens e cores da Sicília”, realizada no Circolo Italiano di San Paolo. Uma conferência sobre importação e exportação também foi um dos momentos importantes do evento naquele ano.
— As outras edições tiveram o mesmo padrão, destacando a cultura, a economia, a gastronomia e o vinho da região da Sicília. A grande participação do público e o envolvimento da comunidade foram fundamentais para o sucesso e continuidade do evento — conta Alamia, que acrescenta que várias personalidades sicilianas já foram premiadas no evento.
Exposição de fotos e degustações de receitas com limão siciliano e pistache
Na edição do ano passado, a terceira do I Love Sicilia, as atrações se dividiram entre as cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, com a colaboração da prefeitura da cidade do ABC paulista.
— Foi um sucesso de público, que participou ativamente. Tivemos um evento no Teatro Municipal de São Bernardo e seminários na Fiesp, na cidade de São Paulo, além de exposição dos fotógrafos sicilianos Gianni Nuccio e Paul Baron, no Conjunto Nacional em plena Avenida Paulista, visitada por milhares de pessoas — comenta Alamia.
O projeto foi apresentado na Expo de Milão, a convite da Região da Sicília. Agora, os preparativos para a próxima edição já começaram. O local escolhido é novamente o Conjunto Nacional, que terá espaços como a Piazza Sicília.
— Já temos definido o evento desse ano. Vamos instalar arcos de festas da Sicília, e também iremos reproduzir uma cenografia em particular, que lembram toda a região. Além disso, teremos uma exposição de fotos em sites da Unesco. A gastronomia siciliana também será destacada, com degustações, o melhor da culinária local e ainda o famoso sorvete caseiro siciliano de limão e pistache, além de muitos outros sabores que nos lembram as delícias da Sicilia — finaliza Alamia.
A quarta edição do evento acontecerá entre os dias 3 e 13 de novembro, e a programação completa estará disponível na página do evento no Facebook.