Um dos roteiros mais cobiçados tem lugar no norte da Itália e percorre o Langhe, Roero e Monferrato. O itinerário é uma experiência única. A proposta passa pelo novo luxo, despojado, autêntico, que proporciona experiências verdadeiras e inesquecíveis, que vão do mais simples e singelo ao sofisticado, tal como fazer um inesquecível piquenique em meio aos vinhedos, debaixo de um caquizeiro, brindando com espumante em um cenário encantador. Da minúscula queijaria artesanal, que faz iguarias, ao jantar no surpreendente Ristorante Masimo Camia, ícone da gastronomia piemontesa, premiado com uma estrela Michelin, em Barolo, no coração da região. De bucólicas caminhadas pelos vinhedos entre os colhedores de uva em um luminoso fim de tarde a pit stops para aperitivos simples e maravilhosos em bucólicas vilas medievais perdidas nas colinas. Das degustações nas icônicas vinícolas centenárias à caçada do tartufo pelos campos.
Embora a exuberante Turim seja a capital do Piemonte, a pequena e belíssima Alba constitui o centro das atenções na região, em meio a pequenas vilas históricas, quase todas situadas no topo de belas colinas rodeadas por vinhedos. Do alto da pequena vila de La Morra, próximo a Alba, a vista do Piemonte é dramática, com suas vilas antigas e vinhedos a perder de vista. A região denominada Monferrato, Patrimônio Mundial da Unesco, teve início na Idade Média, quando as famílias mais poderosas da época se instalaram nesta estratégica região — via de comunicação entre a Planície Padana e o Mar da Ligúria.
Como se não bastassem os vinhos espetaculares piemontesi, como os clássicos Barolo e Barbaresco, ou as uvas autóctones, como a Arnés, o solo da região é o berço de duas das iguarias mais raras e caras do mundo: as trufas negra e branca (tartufo nero e bianco). Você irá participar de uma caçada às trufas e depois poderá saboreá-las no jantar, tomando os magníficos vinhos da terra. Além das célebres trufas, os bosques são pródigos em cogumelos carnudos e saborosos.
Após uma experiência singular que une a tradicional culinária piemontesa a uma apresentação moderna e harmonizada com os vinhos da própria vinícola, durma o sono dos justos em uma atmosfera de quietude e tranquilidade em meio aos vinhedos do Relais 23, nos arredores da minúscula Castelnuovo Belbo, na província de Asti. Conheça a mais antiga vinícola do Piemonte, a Marquese di Barolo, o primeiro produtor do tinto ícone.
* Patricia Kozmann é personal traveller especializada em turismo enogastronômico nas principais regiões vitivinícolas da Itália. Mais informações em www.kozmann.com