Geleira localizada no maciço do Monte Bianco (Mont Blanc, em francês), na região do Valle d’Aosta , registrou na quinta-feira (3) deslocamento de cerca de um metro em 24 horas.
A informação foi divulgada pelo radar instalado na montanha Grandes Jorasses para monitorar o glaciar Planpincieux e confirmada pelo governo regional do Vale d’Aostra e pelas autoridades de Courmayeur.
Em risco de desabamento, o Planpincieux é um glaciar suspenso de 2,4 quilômetros de extensão, indo de 3,6 mil a 2,3 mil metros de altitude. Segundo o boletim divulgado, o movimento dos setores centrais nas últimas 24 horas “é constante em termos de velocidade, em comparação com os dados de dias anteriores, apesar da queda de temperatura registrada na noite passada”.
O chefe de planejamento e recursos hídricos da região, Raffaele Rocco, explicou que esse bloco de 27 mil metros cúbicos que tem se deslocado representa 10% da parte da geleira que corre o risco de se romper.
Conforme os dados, a fração está se movendo aproximadamente três vezes mais rápido que o restante, que tem se deslocado em torno de 30 a 35 centímetros por dia, e oito vezes mais rápido que a parte traseira, que registrou movimentação de 15 centímetros em 24 horas.
Em entrevista à Agência de Notícias Italiana, Valerio Segor, gerente da estrutura hidrogeológica das bacias montanhosas da região, explicou que, apesar da preocupação, “essa aceleração pode ser um aspecto positivo”.
De acordo com o especialista, o bloco de 50 a 60 mil metros cúbicos “não está retirando” a parte da geleira que possui um volume total de 250 mil metros cúbicos, a qual provocou um alerta, com o fechamento de um trecho da estrada municipal e a evacuação de algumas cabanas.
Segor ainda informou que, em caso de queda, um volume de 50 a 60 mil metros cúbicos não teria interferência na infraestrutura do vale, levando em consideração que a parte mais ativa é provavelmente entre 25 e 30 mil”. (Com informações da ANSA)