O destino final do Costa Concordia será o porto de Gênova, informou o jornal italiano Il Sole 24 Ore. A decisão oficial deverá sair apenas nos próximos dias, mas a publicação garante que a medida já foi tomada. A data da remoção completa do navio do mar também já foi estipulada: dia 20 de julho. O Costa Concordia naufragou na ilha toscana de Giglio em janeiro de 2012 e causou a morte de 32 pessoas.
A embarcação, que está sendo retirada em uma operação espetacular, está suspensa a uma distância pequena de onde naufragou. Uma vez retirado, o navio será levado por 280 quilômetros até Gênova, em uma operação realizada pelo consórcio ítalo-americano Titan Micoperi, que já lidou nessa operação com o navio.
A decisão de escolher o porto italiano satisfaz a vontade da empresa dona do navio, a Costa Cruzeiros, e também o governo de levar a demolição até o fim dentro da Itália. Já as empresas de seguros preferiam como destino final um porto na Turquia, onde houve uma proposta financeiramente melhor. Na Turquia, desmontar o navio custaria 40 milhões de euros contra os 100 milhões de euros cobrados por Gênova. (ANSA)