O técnico Gian Piero Ventura, que esteve no comando da seleção italiana no fracasso para classificação à Copa do Mundo do ano passado, foi apresentado pelo Chievo, lanterna da Liga Italiana
O time informou em comunicado na quarta-feira (10) que deu ao técnico de 70 anos seu primeiro cargo desde a derrota para a Suécia em repescagem das eliminatórias da Copa do Mundo em novembro, que chocou o futebol italiano.
Ele irá substituir Lorenzo D’Anna, demitido na terça-feira. O Chievo está sem vencer há oito jogos e é lanterna na tabela, com menos um ponto, após ter perdido três por irregularidades contábeis.
Ventura treinou 17 clubes anteriormente em sua carreira, frequentemente nas divisões inferiores.
Salvo uma temporada no Napoli, que estava na terceira divisão na época, ele nunca trabalhou com qualquer um dos grandes clubes, como Inter de Milão, Milan, Roma ou Juventus.
Entre os clubes que treinou estão Sampdoria, Lecce, Cagliari, Venezia, Pisa, Bari, Verona, Messina, Udinese e Spezia. Ele nunca venceu a Liga Italiana ou a Copa da Itália, embora tenha levado o Lecce ao título da terceira divisão em 1996.
No entanto, ele ganhou amplo respeito após uma passagem de cinco anos no Torino, quando tirou o time da segunda divisão e conquistou uma série de bons resultados, deixando o clube na parte de cima da tabela da Liga Italiana.
A ausência da Itália na Copa do Mundo deste ano, na Rússia, representou a primeira vez que a seleção ficou fora do torneio em 60 anos.
(Reuters)