Os maravilhosos afrescos de Giotto da Capela dos Scrovegni, em Pádua, estão mais próximos do que nunca, graças a um projeto de 14 mil fotografias, que coloca na web imagens de alta definição dos painéis pintados pelo mestre.
Giotto tinha uma concepção absoluta da qualidade da pintura e na capela dos Scrovegni pintou elementos que ninguém poderia imaginar ou compreender. Agora, com um simples clique no mouse, é possível apreciar a grandiosidade dos cabelos de uma criada, traçados fio por fio com um pincel.
A 'revolução' no HD (vídeo exibido em alta definição, chamado em inglês de High Definition), criado por um projeto conjunto entre a cidade de Pádua (no Veneto, norte da Itália), os Museus Cívicos, Haltadefinizione com Il Sole 24 Ore Cultura-Gruppo 24 Ore, foi apresentada há poucos dias no Museu dos Eremitas, a poucos passos da Capela idealizada por Enrico Scrovegni e pintada entre 1303 e 1305 por Giotto.
O edifício é um símbolo da humanidade e do poder artístico de Giotto que, como Dante, foi quem abriu o caminho para o novo. Durante seis meses, gratuitamente, será possível visualizar estas obras magníficas tendo a sensação de entrar, como um visitante privilegiado, no universo giottesco.
Esta é a primeira vez que o ciclo dos Scrovegni é apresentado em um projeto de altíssima definição, como resultado de mais de 14 mil fotografias, 200 horas de trabalho noturno e de um ano de trabalho de pós-produção.
Fonte: Ansa