Rota está fechada desde 2012 devido a um desmoronamento
Fechada desde 2012, a famosa “Via dell’Amore” de Cinque Terre, na região italiana da Ligúria, será reaberta em 2023, conforme projeto de viabilidade apresentado no domingo (6) pelo ministro de Bens e Atividades Culturais da Itália, Dario Franceschini.
O caminho de quase um quilômetro de extensão, beirando precipícios entre as cidades de Riomaggiore e Manarola, passará por uma reforma estimada em 12 milhões de euros, fruto de um acordo entre o governo da Ligúria e os Ministérios dos Bens Culturais e do Meio Ambiente da Itália.
“Hoje, outro passo fundamental foi dado para a reabertura da Via dell’Amore e para o retorno total desse monumento nacional às comunidades de Riomaggiore e Manarola e aos muitos viajantes que percorreram esse caminho até o deslizamento de terra”, disse Franceschini.
Ao apresentar o projeto de restauração e mitigação do risco hidrogeológico na Via dell’Amore, o ministro reforçou que agora terá um “intenso período de trabalho” para “realizar todas as atividades complexas necessárias para reabrir o caminho”.
Uma das principais atrações do litoral do país, a via foi fechada após um deslizamento de pedras em 2012, que acabou ferindo quatro turistas. O “caminho do amor”, na tradução em português, ganhou fama romântica porque na época em que foi construído, meados de 1920, servia de esconderijo para jovens apaixonados.
“O caminho do amor é um símbolo no qual o dinheiro é investido por todos os cidadãos da Ligúria. É inaceitável que um dos símbolos do território, conhecido em todo o mundo, não estivesse mais acessível”, disse Giovanni Toti, governador da região. (Com informações da ANSA)