Na maior Feira de Defesa e Segurança da América Latina, Iveco apresenta protótipo de blindado
{mosimage}Após dois anos de expectativa, o primeiro protótipo do Guarani, veículo desenvolvido pela Iveco em conjunto com o Exército Brasileiro, foi apresentado na LAAD. No estande da empresa, o presidente da Iveco na América Latina, Marco Mazzu, recebeu o presidente da República em exercício, Michel Temer, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o presidente da Câmara, Marco Maia, onde conheceram o funcionamento detalhado do projeto.
Em 2009, a Iveco assinou um acordo com o Brasil que determinou a produção de 2044 veículos blindados, o que resulta num contrato de R$ 6 bilhões.
— Este produto será produzido em Minas Gerais e vai ajudar a reconstruir a indústria de defesa do Brasil — disse Marco Mazzu, presidente da Iveco.
O VBTP Guarani é um veículo anfíbio, pesa 18 toneladas e tem tração 6×6. De acordo com o engenheiro italiano Pietro Borgo, há uma retomada desta plataforma, uma tendência, já que os veículos-base na Europa possuem tração 8×8. O Guarani tem capacidade de transportar 11 pessoas (nove homens, um motorista e um atirador). Com 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura, possui chassi em longarinas de aço, aumentando a capacidade de proteção anti-minas. Além disso, simplicidade, robustez e elevada mobilidade estão entre suas características principais. O Guarani pode ser equipado com uma torre de canhão automático ou metralhadora e aerotransportado por um Hercules C-130, um tipo de avião. De acordo com Mazzu, o Exército optou por esta plataforma, pois se adapta a diferentes tipos de missão. Segundo a Iveco, o Guarani veio complementar a quantidade de Urutu, outro tipo de veículo blindado desenvolvido no Brasil. Sobre a atuação da empresa na LAAD, Mazzu fala do dever cumprido.
— Eu acho que o grande impacto, evidentemente, é o fato de ver que o projeto virou realidade. Ele está já completo, funcional, começando os testes. É um marco ver como o projeto virou realidade — comemora.
Uma das dificuldades é a produção de aço balístico, uma vez que no Brasil não existe uma siderurgia ou mineradora apropriada. Portanto, o aço continuará sendo importado da Itália. Em maio deste ano, começam os testes de engenharia. Até 2012, serão produzidas 16 unidades-piloto e no último trimestre de 2012, começará a produção seriada do Guarani.
Iveco Veículos de Defesa
A Iveco construiu uma área exclusiva, de 18 mil metros quadrados, para a produção do Guarani e de projetos futuros do setor, no complexo industrial de Sete Lagoas, em Minas Gerais. O espaço, orçado em R$ 76 milhões, foi anunciado, no dia 4 de abril, em evento que contou com a presença do governador de Minas, Antonio Anastasia, o Comandante do Exército, General Enzo Peri e outras autoridades.
— Com a Iveco Veículos de Defesa poderemos não só melhor atender ao nosso parceiro e cliente, o Exército Brasileiro, como também desenvolver novos produtos para o segmento militar, seja para o Brasil, seja para a exportação — conta Marco Mazzu.