Uma avalanche na comuna de Valtournenche, na região do Vale de Aosta, na Itália, matou ontem, 6, uma guia de alpinismo. Outra pessoa também foi arrastada, mas não teve ferimentos.
Simona Hosquet, 30 anos, era militar do Exército e já tinha sido atleta de esqui. Estava acompanhando um grupo em uma descida de Heliski, modalidade praticada fora da pista de esqui e cujo acesso é possível por helicóptero. Cerca de 23 pessoas esquiavam no local.
A avalanche ocorreu a cerca de 2600 metros no Monte Rosetta. As vítimas foram levadas pela neve por cerca de 300 metros. Apesar de o resgate ter ocorrido rapidamente por helicóptero, a guia não resistiu.
Acredita-se que um alpinista francês esteja desaparecido na região, mas as buscas estão ocorrendo lentamente devido ao mau tempo. Seu desaparecimento foi reportado por sua esposa, que informou que o homem possui um Arva, aparelho de busca de vítimas de avalanche.
Já em Passiria, na região do Trentino-Alto-Ádige, o morador Thomas Ennemoser registrou o momento em que uma forte avalanche ocorreu próxima a sua casa. Veja o vídeo do fenômeno abaixo.(ANSA)