{mosimage}A Pitti Immagine Uomo, feira referência internacional para a moda masculina, abriu a temporada de moda 2012/2013 em Florença
Em Florença, a Itália deu a largada para a temporada de moda masculina 2012/2013. Uma das feiras mais tradicionais do setor, a Pitti Immagine teve como um dos destaques a Pitti Immagine Uomo, onde foram apresentadas as tendências de inverno para a moda masculina.
A Pitti Immagine, que ocupa uma área de 59 mil metros quadrados na Fortezza da Basso, exibe, desde alta costura, com os nomes mais prestigiados do panorama internacional, até a elegância mais vanguardista. O evento ocorre duas vezes ao ano, para apresentar as coleções de inverno e verão. A última edição de inverno recebeu 30 mil visitantes. Destes, 23 mil eram compradores, enquanto 33% representavam grandes lojas e magazines de várias partes do mundo.
Nesta edição, somente na Pitti Uomo, 1073 marcas mostraram suas coleções de inverno, que vão do vestuário passando pelos acessórios, calçados e bolsas. Outras 74 marcas femininas estiveram reunidas na Pitti W. O mercado de roupas masculinas, ao contrário das mulheres, continua a ser um campo complexo da moda: os homens são, cada vez mais, difíceis de agradar quando o assunto é estética e roupas.
A Pitti Immagine chamou atenção pelo grande número de compradores italianos, um fato peculiar se levada em consideração a crise econômica que afeta o país. A novidade foi o surgimento de marcas emergentes, que deram um novo impulso e criatividade à feira, e um pavilhão dedicado exclusivamente à moda japonesa.
Valentino se destaca
Um dos destaques dos desfiles da Pitti Immagine Uomo foi a presença dos estilistas Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli, diretores da grife Valentino. Eles apresentaram a coleção masculina do inverno 2012/2013 da marca, que foi a convidada de honra no line up da Pitti Uomo e se apresentou em grande estilo, em um desfile no salão barroco do Palácio Corsini, uma construção do século XVI.
Conhecida por sua tradição em alfaiataria, a grife desfilou uma luxuosa coleção de ternos, jaquetas e smokings. Entre as peças leves e minimalistas, sobressaíram-se as calças usadas com sapatos sem meia, jaquetas retas de couro e casacos de cashmere, ideais para enfrentar o frio europeu. As cores mais usadas foram o cinza, o preto e o azul marinho, com algumas peças em verde e vinho.
— Estamos muito satisfeitos que Pier Paolo Piccioli e Maria Grazia Chiuriace tenham aceitarado o nosso convite. Valentino é uma casa que fez a história da moda. Em sua abordagem visionária e pragmática, tradição e inovação se misturam perfeitamente. Este era o momento certo para um desfile no palco da Pitti, com a nova visão do homem Valentino — comentou o CEO da Pitti Immagine, Raffaello Napoleone.
Já os estilistas divulgaram para a imprensa o pensamento que refletia o desfile: “O verdadeiro luxo hoje é conversar com aqueles que optam por ouvir”.
Além do desfile de Valentino, a edição da Pitti Immagine Uomo de janeiro de 2012 contou com a estreia do designer Errolson Hugh, especialista em engenharia da alfaiataria, além de apresentações de marcas como a McQ, de Alexander McQueen.