Comunità Italiana

Hospitalizado, Berlusconi recebe telefonema e Uribe

BOGOTÁ – O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, telefonou ao primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, para desejar uma rápida recuperação e boas festas de fim de ano, segundo informou o governo colombiano.
    Uribe, que está na cidade dinamarquesa de Copenhague para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), expressou sua "solidariedade" ao chefe de Governo italiano, que sofreu uma agressão no último domingo.
    "Durante a conversa, que durou dez minutos, Berlusconi reiterou toda a amizade e o afeto pelo povo colombiano", destacou um comunicado de Bogotá.
    O documento também pontuou que, ao fim do telefonema, Uribe desejou ao premier "um feliz Natal e um próspero Ano Novo".
    No último domingo, após um comício, o italiano Massimo Tartaglia, de 42 anos, jogou uma estatueta do Duomo [catedral] de Milão contra o rosto de Berlusconi, que fraturou um osso do nariz, quebrou dois dentes e feriu o lábio superior.
    Levado ao hospital milanês San Raffaele, em um primeiro momento, previa-se que o chefe de Governo permaneceria internado por apenas 24 horas sob observação. Mas a hospitalização foi prolongada devido à persistência das dores.
    O médico pessoal de Berlusconi, Alberto Zangrillo, comentou ontem que o primeiro-ministro poderia ter alta nesta quinta-feira.
    No último boletim sobre o quadro de saúde do premier, divulgado há dois dias, os médicos recomendaram que Berlusconi se afaste das atividades públicas por ao menos duas semanas.
    O agressor foi detido por lesão corporal qualificada e encaminhado à prisão San Vittore, em Milão.
    Desde o incidente, o premier recebeu uma série de telefonemas e mensagens de autoridades mundiais, como o presidente da França, Nicolas Sarkozy, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o papa Bento XVI.