{mosimage}Empresas italianas vão participar mais uma vez da maior feira latino-americana da área de saúde
A Hospitalar — Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios — chega à 19ª edição como o maior evento da área de saúde da América Latina. A feira acontece de 22 a 25 de maio, na capital paulista, e deve receber representantes de 68 países, entre expositores e visitantes. A Itália, que está presente na Hospitalar desde o seu primeiro ano, participa mais uma vez com empresas do setor.
Considerada uma vitrine do mercado mundial de saúde, a Hospitalar já tem confirmada a presença de 1250 expositores, sendo 40% internacionais, além de mais de 90 mil visitantes, entre profissionais de saúde, pesquisadores, dirigentes hospitalares e compradores do setor. A feira atrai as atenções dos empresários de diversos países, interessados em ampliar contatos e negócios com o mercado latino-americano, onde 550 milhões de pessoas buscam mais qualidade nos serviços de saúde.
Em 2011, a Itália esteve presente com 17 empresas, entre as quais, a Medical Itália, que trouxe, na ocasião, um equipamento inovador para descarte de materiais pontiagudos e cortantes, o 500 SB.
Este ano, a participação italiana tende a crescer. Uma das empresas já confirmadas é a BioNike. Fundada em 1930, produz dermocosméticos e dispositivos médicos, com especial atenção aos produtos para peles sensíveis e não alergênicos. A empresa tem uma grande preocupação com o risco que os cosméticos trazem, principalmente alergias por níquel, perfumes e conservantes. A BioNike fica em Milão, cidade onde a indústria da área de saúde é muito forte. A cidade é representada na Hospitalar pela Promos, a divisão especial da Câmara de Comércio de Milão para a promoção das atividades internacionais e relações exteriores.
Tecnologia no
tratamento do câncer
Uma das mais recentes invenções italianas é o aparelho EchoLaser, da Esaote. Utilizado no tratamento de câncer, o aparelho é o único no mundo que cauteriza nódulos malignos ou benignos por meio de laser.
Já utilizado na Itália e na Alemanha, o Echolaser é usado para o tratamento de câncer de tireoide, pulmão, ossos, fígado e rim. No Brasil, é encontrado apenas no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Porém, espera-se que, durante a Hospitalar, o aparelho possa ser apresentado para outros compradores brasileiros e internacionais, colocando, assim, a Itália na rota das grandes descobertas da medicina.
Fundada em 1982, em Florença, a Esaote está entre as maiores fabricantes mundiais de sistemas e aparelhos de diagnóstico médico por imagem nas áreas humana e veterinária. Entre seus produtos, estão os equipamentos de ultrassonografia e ressonância magnética para extremidades.
A empresa mantém parceria com outros países e escritórios em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil. Segundo Edson Lopes, CEO da Esaote Healthcare do Brasil, o EchoLaser foi pensado para o maior bem-estar do paciente.
— Buscamos trazer soluções para os hospitais e clínicas, mas, acima de tudo temos um compromisso com o paciente. Lidamos com a vida.
Paralelamente ao evento, vai acontecer a Digital Health, a 1ª Feira e o Fórum Internacional de Telemedicina, Telesaúde e Tecnologia da Informação para Saúde, que também contará com a participação de especialistas italianos durante os workshops. Os dois eventos acontecem nos Pavilhões Expo Center Norte.
A Hospitalar é realizada em cooperação com a Medica, a Feira Mundial da Medicina.