Vestibulandos podem se inscrever de hoje (21) até o dia 9 de setembro para as provas da Fuvest que, pela primeira vez, utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão disponibilizadas, pelo Sisu, 1.489 vagas do total de 11.057. As inscrições podem ser feitas no site da Fuvest.
O candidato precisa informar, no site, o número do CPF e pagar a taxa de inscrição de R$ 145 em qualquer agência bancária, por meio do boleto emitido no final do processo de inscrição.
Estudantes com deficiência fazem a inscrição também pela internet e devem enviar a documentação solicitada pelos Correios até o dia 11 de setembro. O candidato receberá, até 23 de novembro, um e-mail com as condições especiais que serão oferecidas.
Das 1.489 vagas destinadas ao Sisu, 413 vagas são de ciências exatas e tecnologia, 348 na área ciências biológicas e 728 em humanidades. Das 42 unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), 35 disponibilizaram vagas para o Sisu.
A Escola de Comunicação e Artes (ECA), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU) não aderiram ao sistema, pois a seleção dos novos alunos exige provas de habilidades específicas.
Os bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) continuarão a ser oferecidos a alunos vindos de escolas públicas que se inscreverem na Fuvest. Esse bônus pode chegar a 20%, de acordo com o grupo no qual o candidato se inserir. O bônus incide sobre a nota da primeira fase e a nota final do vestibular.(EBC)