Comunità Italiana

Inter de Milão completa cem anos de vida

A caminho do seu terceiro título italiano seguido, o Internazionale de Milão celebra neste domingo o dia do seu centenário. A festa, que começou no sábado com a vitória sobre o Reggina, continua no estádio Giuseppe Meazza, que terá portões abertos para que a torcida assista a uma partida com jogadores que passaram pelo clube.

O Inter foi fundado em 9 de março de 1908 por 15 dissidentes do Milan – na época, Milan Cricket and Football Club – que queriam um time que aceitasse estrangeiros. Dois anos depois, o clube que usava as cores azul e preto conquistou o primeiro de seus 15 títulos italianos.

O auge do clube foi nos anos 60, com a conquista dos títulos europeus e mundiais em 1964 e 1965 e italianos em 1963, 1965 e 1966, com um time que tinha Giacinto Fachetti, Sandro Mazzola, o espanhol Luis Suárez e o brasileiro Jair da Costa.

Atualmente, o Inter briga por um tricampeonato italiano inédito em sua história, depois de amargar um jejum de 16 anos. E a comemoração do centenário ganha força com a má fase vivida pelo rival Milan, eliminado da Liga dos Campeões e da Copa da Itália e 21 pontos atrás na tabela de classificação do campeonato nacional.

– O Inter sempre foi considerado o time de mais prestígio em Milão, não apenas pelo que conquistou, mas também porque nunca teve problemas com a Justiça – cutucou o presidente Massimo Moratti. 

Quatro brasileiros compõem hoje o elenco do Inter: o goleiro Júlio César, o meia César e os laterais Maicon e Maxwell. O atacante Adriano está emprestado ao São Paulo. Outros nomes de destaque passaram pelo clube, como o atacante Ronaldo e o lateral-esquerdo Roberto Carlos.

 

 

Fonte: Globoesporte.com