Intercâmbio de sabores

Semana de Gastronomia Italiana 2016 vai trazer mais produtos e focar na interação entre chefs italianos e brasileiros
Uma verdadeira imersão na culinária do país da bota, na cidade brasileira com maior número de descendentes italianos. Prevista para a primeira quinzena de outubro, a quinta edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana envolverá 20 estrelados chefs italianos, selecionados com o auxílio da Accademia Italiana della Cucina. Será um chef de cada uma das 20 províncias italianas e que, hospedados em 20 dos principais restaurantes italianos da cidade de São Paulo, vão elaborar um menu composto por cerca de 160 pratos exclusivos, realizados com produtos italianos especialmente selecionados para o evento. Os preços serão fixos para os clientes e ainda haverá workshops e concursos.
— Neste ano, pretendemos divulgar ainda mais a presença da culinária das regiões da Itália e esperamos trazer mais produtos em relação às edições anteriores — disse Emilio Pelizzon, analista de negócios da ITA-Italian Trade Agency, que promove o evento, juntamente com o Italian Culinary Institute for Foreigners, a Accademia Italiana della Cucina, a Agenzia Nazionale del Turismo, o Instituto Italiano de Cultura, a Câmara de Comércio Ítalo-brasileira e a revista Comunità. A iniciativa também tem o apoio da Embaixada da Itália e do Consulado Geral da Itália.
A capital paulista tem mais de 300 restaurantes dedicados à gastronomia do país, e os de maior destaque estão entre os participantes. O projeto tem por objetivo promover os produtos, seus respectivos territórios de origem, o turismo regional e a cultura. A iniciativa ainda está em fase de formatação, mas a expectativa é de crescimento nas visitações e divulgação na internet. Somente na edição anterior, o evento recebeu três mil visualizações no site oficial, 77 mil visualizações na página no Facebook e quatro mil no Instagram.
Pela terceira vez, o restaurante Sensi participa da semana gastronômica e adianta os preparativos.
— Além dos menus e da presença do chef internacional, estamos planejando uma experiência culinária demo, em nosso espaço de aulas, onde os dois chefs (convidado e o da casa) ensinarão a fazer pratos e darão dicas de preparo —conta o chef Manuel Coelho.
A presença do chef italiano, junto com o da casa, além da cozinha aberta para o salão, desperta curiosidade e permite bastante a interação com os clientes. O local prevê um aumento em 50% no movimento de clientes que buscam o menu da Settimana.
— Para nós, este é o evento mais importante do ano em nosso calendário. Além da riqueza na troca de experiências entre os chefs, é um momento para aprofundamos ainda mais na cultura italiana — completa Coelho.
Um dos fundadores do evento, participante de todas as edições, o chef do Friccò Ristorante, Sauro Scarabotta, também fala da expectativa:
— O cardápio regional será a opção do cardápio da casa e não em substituição, mas a sugestão é aproveitar a semana e a vinda de um grande chef italiano, em cada estabelecimento.
O Friccò espera um crescimento de 30% de vendas a mais, vindo de clientes da casa, como de novos.
— É muito importante participar deste evento tanto para comunicar a verdadeira cultura alimentar da Itália, como pelo fato de a Itália possuir 20 regiões, cada uma com as próprias receitas típicas, costumes, vinhos diferentes e inimitáveis — finaliza Scarabotta.
Prepare-se
Prevista para a primeira quinzena de outubro de 2016
Participam 20 restaurantes da cidade de São Paulo
Cardápio elaborado por chefs italianos e brasileiros, com destaque para os pratos regionais
Preço fixo no almoço e no jantar
Duas opções de menu com entrada, primeiro e segundo prato, e sobremesa
Serão servidos 160 pratos exclusivos