Comunità Italiana

Irã e EUA sem acordo

O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, advertiu hoje, dia 12, que atribuir a Teerã a responsabilidade pela falta de acordo sobre seu programa nuclear “não ajuda” a criar a confiança necessária entre os negociadores.

    Em declarações realizadas à agência estatal do Irã “Isna”, Zarif rebateu críticas realizadas ontem pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry. O norte-americano responsabilizou o Irã pela falta de acordo nos encontros realizados em Genebra entre os membros do chamado grupo 5+1, formando pelos cinco países com direito a veto no Conselho de Seguranças (CS) das Nações Unidas — Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França — e a Alemanha.
    “Mudar a realidade não ajuda a construção de confiança”, disse o chanceler iraniano acrescentando que “isso não dá credibilidade nem a eles, nem aos colóquios”.
    Apesar do governo iraniano negar que seu programa nuclear tenha fins militares, apenas pacíficos, a comunidade internacional, especialmente Estados Unidos e Israel, alimentam dúvidas sobre o arsenal iraniano.
    Washington, no entanto, vem se aproximando do Irã desde que o presidente Hassan Rohani assumiu a Presidência, neste ano, apresentando uma postura mais moderada que seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad. (ANSA)