Comunità Italiana

Israel dá adeus a Sharon

 Foi iniciado na manhã desta segunda-feira (13) o funeral do ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, morto no último sábado aos 85 anos de idade. A cerimônia está sendo realizada no Knesset, o Parlamento israelense, em Jerusalém, e conta com a presença de familiares de Sharon e dirigentes políticos locais e internacionais, como o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O funeral começou com a leitura de uma oração, seguida por um discurso do chefe de Estado israelense, Shimon Peres, e do premier Benjamin Netanyahu, que recordaram Sharon.
    “Ele foi um dos maiores generais que o povo judeu e as Forças Armadas israelenses conheceram”, disse Netanyahu, sem esconder, porém, o fato de nem sempre concordar com as políticas de Sharon. “Foi um homem pragmático e este pragmatismo era incorporado em uma paixão pelo povo judeu”, completou.
    Ao fim da cerimônia, o corpo do ex-premier será levado a Latrun, região a oeste de Jerusalém, onde em 1948 Sharon lutou pela independência de Israel. O enterro está marcado para o fim da tarde. Ariel Sharon sofreu um derrame em 4 de janeiro de 2006 e estava em coma desde então, mas o seu estado de saúde piorou dramaticamente nos últimos dias. Ele faleceu no hospital Tel Ha Shomer, nos arredores de Tel Aviv. (ANSA)