O Ministério da Saúde da Itália emitiu um alerta vermelho em pelo menos 13 cidades italianas devido a extrema onda de calor que tem atingido a nação e diversos outros países da Europa.
Na quarta-feira (24) as temperaturas mais altas foram registradas em Bolzano, Brescia, Florença, Perugia e Turim, onde os termômetros marcaram mais de 40ºC durante o período da tarde. A ilha da Sardenha também está em estado de alerta. Segundo os meteorologistas, o calor tórrido retornou à maioria das cidades italianas graças a passagem de um anticiclone subtropical.
Nesta quinta-feira (25), a massa de ar quente afetará Bolonha, Frosinone, Gênova, Pescara, Rieti, Roma, Trieste e Verona. Já em Palermo e na Reggio Calabria não há riscos iminentes.
As temperaturas devem diminuir a partir da próxima sexta-feira (26) em toda a Europa. Na Itália, os meteorologistas apontam que diversas regiões serão atingidas por tempestades. A onda de mau tempo passará pela região centro-norte do país e se estenderá pelos Alpes. Além disso, chuvas de granizo podem afetar a Toscana, Florença, Roma, Úmbria e as regiões do Adriático.
(com informações da ANSA)