Comunità Italiana

Itália reduz estimativa de crescimento de 2018 e 2019

Italian Economy Minister Giovanni Tria attends as Prime Minister Giuseppe Conte (unseen) speaks during his first session at the Lower House of the Parliament in Rome, Italy, June 6, 2018. REUTERS/Tony Gentile

 

O ministro da Economia da Itália, Giovanni Tria, disse nesta quarta-feira (8) que o crescimento econômico do país deve diminuir até o próximo ano, mas que o governo se manterá fiel aos seus compromissos fiscais

As estimativas do novo governo apontam para o país crescerá 1,2% neste ano e entre 1% e 1,1% no ano que vem, disse Tria, segundo o jornal italiano Il Sole 24 Ore, abaixo da previsão mais recente do governo de 1,5% neste ano e 1,4% em 2019.

Isso se traduziria em um déficit maior para o próximo ano de 1,2%, em comparação com a estimativa anterior de 0,8%.

Além disso, também diminuiria o ritmo em que a Itália planejava reduzir sua enorme dívida. O governo anterior, liderado por Paolo Gentiloni, previu uma redução da dívida pública para 122% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, de 131,8% em 2017.

“O que conta é o caminho para baixo [para a dívida], que não está em discussão”, disse ele ao jornal Il Sole 24 Ore, acrescentando que o governo inteiro concorda em respeitar as restrições financeiras impostas pela União Europeia.

(Estadão Conteúdo)